Candidato independente em Gaia propõe ligação rodo-pedonal ao Porto

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Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 31 jul (Lusa) - O candidato independente à Câmara de Gaia José Guilherme Aguiar apresentou hoje dez propostas para a frente de mar e rio desta cidade, entre elas a construção de uma ponte rodo-pedonal com início na Alfândega do Porto.

Contrariando propostas de outros candidatos, José Guilherme Aguiar avançou com a ideia de construção de uma ponte para trânsito pedonal e automóvel que faça a ligação entre o parque de estacionamento da Alfândega e o ponto mais poente do Cais de Gaia (junto à rotunda da rua Rei Ramiro).

O candidato independente defendeu que esta infraestrutura terá um "efeito multiplicador", resolvendo as "limitações do exíguo tabuleiro inferior da ponte Luiz I", bem como reverterá o "défice de desenvolvimento do lado de Gaia".

"Esta nova ligação destina-se a tornar o circuito turístico mais interessante porque permite criar uma vasta área pedonal à volta do centro histórico, sem repetir percursos", podia ler-se na apresentação de Guilherme Aguiar, que acrescentava que esta ponte terá uma cota de 12 metros face ao tabuleiro inferior da ponte Luiz I.

Sobre custos, o candidato independente garantiu que esta infraestrutura pode custar entre 10 a 12 milhões de euros, "dependendo da solução de engenharia adotada: betão ou metal", acrescentando que se trata de uma obra a candidatar ao Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Num passeio de barco de cerca de 60 quilómetros, desde a zona marítima à zona fluvial junto ao concelho de Gondomar, o candidato independente a Gaia indicou a redefinição do atual quebra-mar da Aguda, como a sua "única proposta para a orla marítima", lamentando que, "por razões técnicas e naturais, a atual estrutura não cumpra os seus objetivos" e garantindo que a sua solução é "relativamente barata".

Efetuar uma abertura no atual quebra-mar de modo a "minimizar o impacto do assoreamento, permitindo que as areias passem de um lado para o outro", é a proposta para a Aguda, acrescentando-se a este espaço uma piscina de marés.

Para o lado oposto, na zona fluvial de Gaia, em Arnelas, Guilherme Aguiar propõe a "reabilitação da beira-rio", lamentando a atual "imagem caótica e de degradação": "A sua recuperação passará pela extensão do passeio de rio, equipando a praia fluvial com piscinas de rio em conjugação com o pequeno cais existente e recuperação do edificado", referia a proposta.

O candidato independente quer, ainda, ver os elevadores da ponte da Arrábida a funcionar e proibir o trânsito de pesados nessa via, propondo a ponte do Freixo como alternativa para os camiões.

Efetuar a travessia Porto-Gaia por barco através de dois percursos (Cais de Gaia-Ribeira e Cais de Gaia-Alfândega) em "vaporetos" idênticos aos de Veneza foi outras das ideias avançadas.

De forma a ganhar mais tabuleiro para a melhoria do tráfego, nomeadamente de autocarros, na ponte D. Luís, Guilherme Aguiar propõe a colocação dos passeios pedonais, do atual tabuleiro inferior, suspensos por fora da ponte, mantendo os dois sentidos.

Prolongamento da ciclovia até à Barragem de Crestuma, construção de um Parque Aventura com atividades de passeio, espetáculos ao ar livre, desportos informais e aquáticos, bem como espaços de hotelaria na zona do Areinho, e a restituição da linha de comboio e/ou elétrico na ponte D. Maria, atualmente desativada, foram as propostas que encerraram a apresentação.

"São propostas com custos que sejam comportáveis para um período difícil que o país e, também, o concelho de Gaia atravessa. E que têm rentabilidade. São obras que vão desde a pequena dimensão até obras de grande dimensão", concluiu o candidato independente.

Além de José Guilherme Aguiar, na corrida à Câmara de Gaia estão Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE) e Manuel Vieira Machado (independente).

 

PYT // JGJ

Lusa/fim

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