Desassoreamento da Ria de Aveiro à espera do estudo de impacto ambiental

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 31 jul (Lusa) - O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, anunciou hoje que "nas próximas semanas" vai ser aberto o procedimento para o estudo de impacto ambiental do projeto de desassoreamento da Ria de Aveiro.

"Nas próximas semanas deverá ser aberto o procedimento de avaliação de impacto ambiental do projeto de desassoreamento da Ria de Aveiro, que está em fase final e com muito trabalho já feito com a Agência Portuguesa de Ambiente", disse Ribau Esteves.

O presidente da CIRA falava no lançamento pela entidade Turismo Centro Portugal dos roteiros das Pescas, Arquitetura e "Birdwatching" da Ria de Aveiro.

Ribau Esteves considerou urgente o avanço dos trabalhos de qualificação e valorização da Ria, nomeadamente o projeto de desassoreamento dos canais e reforço de diques e motas (muros de proteção) das margens.

"É triste, mas a verdade é que algumas das principais ilhas da Ria estão hoje em processo de afundamento e é fundamental desassorear e reforçar diques e motas para impedir o seu desaparecimento e criar condições de atratividade a investimento privado", disse.

Segundo deu conta o presidente da CIRA, o projeto de desassoreamento "está neste momento numa fase importantíssima, no âmbito da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA", a concluir a georreferenciação para que seja possível avançar com o "muito investimento de desassoreamento, de reforço de diques e motas "que é necessário fazer.

Sem a sua realização, dificilmente as ilhas da Ria de Aveiro podem atrair investimento privado e valorizar a oferta turística da região, sublinhou.

"Uma das ilhas mais promovidas no âmbito da campanha promocional da Ria de Aveiro e do grupo de ação costeira é a Ilha dos Puxadouros que, infelizmente, é hoje um episódio isolado no que toca ao investimento privado na Ria, com múltiplas funções, desde a produção de sal à aquacultura", referiu.

O projeto privado, financiado pelo programa operacional PROMAR, prevê também unidades de restauração e alojamento do tipo "bungalows" mas, apesar de a ilha estar perto da cidade de Aveiro, a alguns minutos de barco da antiga lota, só com maré favorável dá para lá chegar.

"Temos de criar condições na Ria para a tratarmos com um futuro diferente deste mau passado e esse será um dos canais a desassorear no âmbito do Polis", esclareceu Ribau Esteves que quer ver multiplicados investimentos como o que está em curso na Ilha dos Puxadouros, "para que a Ria tenha uma valorização equilibrada em todas as vertentes".

Ribau Esteves aproveitou a ocasião para lembrar o Governo da necessidade de abrir novo concurso do PROMAR, "não só para não haver o risco de ter de devolver dinheiro a Bruxelas, mas também porque o grupo de ação costeira da CIRA "está pronto a apresentar a candidatura e tem projetos" à espera de financiamento.

MSO // JGJ

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.