Bola de Ouro FIFA: Cristiano Ronaldo favorito a um terceiro troféu

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 09 jan (Lusa) -- O português Cristiano Ronaldo é o favorito a ser consagrado segunda-feira o melhor futebolista de 2014 e conquistar uma terceira Bola de Ouro, apesar da concorrência de Lionel Messi e, sobretudo, Manuel Neuer.

O 'capitão' da seleção lusa apresenta-se ao 'ritmo' de mais de um golo por jogo (61 em 60 encontros) e com quatro títulos, a 'gigante' Liga dos Campeões, mais Mundial de clubes, Supertaça Europeia e Taça do Rei.

Ainda vencedor de uma terceira Bota de Ouro, eleito melhor jogador da UEFA e da Liga espanhola e 'rei' dos goleadores da 'Champions', com um recorde de 18 golos, em 2013/14, Cristiano Ronaldo parece ter um terceiro cetro à sua mercê.

Mesmo assim, e a exemplo do que sucedeu aquando da entrega do prémio respeitante a 2013, está longe de ser consensual, fora do 'eixo' Lisboa-Madrid, a vitória do português, face, sobretudo, a ter passado ao 'lado' do Mundial2014.

Longe da melhor condição física, Ronaldo tornou-se o primeiro Bola de Ouro em título a cair na primeira fase do Mundial, do qual saiu com apenas um golo, ao Gana, numa despedida em que falhou uma mão cheia de ocasiões.

Apesar dos muitos golos marcados, embora menos do que em 2013 (69), o jogador luso também não se destacou nos grandes momentos da época madrilena, com exceção da Supertaça Europeia, face ao Sevilha, que resolveu com um 'bis'.

Pelo contrário, Manuel Neuer esteve em 'grande' no maior evento do ano, ao ajudar a Alemanha a conquistar o título mundial, numa prova em que foi considerado, sem polémica, o melhor guarda-redes da competição (luva de ouro).

Além do Mundial2014, o número 1 da 'Mannschaft' também conseguiu a 'dobradinha' na Alemanha, com o Bayern Munique a vencer campeonato e taça, falhando apenas na 'Champions', goleado nas 'meias' pelo Real Madrid (0-5 nos dois jogos).

Os 40 golos sofridos, em 62 jogos, atestam a sua regularidade, bem como o facto de ter mantido a sua baliza em 'branco' em mais de metade dos encontros (32), incluindo nos 120 minutos da final 'canarinha' com a Argentina.

Por seu lado, o argentino Lionel Messi apresenta-se 'despido' de títulos, depois de um ano em que não foi feliz nas finais que disputou, perdendo a do Mundial e da Taça do Rei e ficando-se por um empate no jogo decisivo da Liga espanhola, que o FC Barcelona precisava de vencer.

Estes dados 'comprometem' uma quinta Bola de Ouro para o argentino, que, ainda assim, fez várias vezes história em 2014, ao tornar-se o melhor marcador da Liga espanhola, das taças europeias e da Liga dos Campeões.

Com polémica, e inúmeras 'vozes' contra, Messi foi também eleito o melhor jogador do Mundial, no qual marcou quatro golos (terceiro melhor marcador), todos na primeira fase, e foi decisivo no percurso da Argentina até à final.

Quanto aos totais de golos, ficou muito longe dos 91 (recorde mundial) de 2012, mas fez mais do que os 45 de 2013, ao totalizar 58, apenas menos três do que Cristiano Ronaldo, que marcou mais seis penáltis (13 contra sete).

Como 'aperitivo' para a Gala da Bola de Ouro, o 'capitão' de Portugal já foi eleito o melhor pelo The Guardian, o Globe Soccer e a World Soccer, enquanto Neuer foi o 'rei' para o L'Equipe e as agências europeias, ao ser considerado o segundo melhor desportista, atrás de Lewis Hamilton (Fórmula 1).

Em termos de personalidades do mundo do futebol, não ligadas aos clubes ou seleções dos jogadores em causa, Neuer é o preferido de várias, nomeadamente de Platini, o presidente da UEFA, Maradona e Shevchenko.

PFO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

FC Porto B: Dragão implacável em casa de um candidato à subida. Crónica de jogo

O FC Porto B bateu nesta quarta-feira o AVS (2-0), na Vila das Aves, em jogo referente à 31.ª jornada da Liga Portugal 2. Após este resultado, os azuis e brancos sobem à sétima posição da tabela, agora com 43 pontos somados.

FC Porto: De volta ao trabalho com o foco no Sporting

O FC Porto regressou nesta quarta-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde retomou a preparação para o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.