AHRESP lamenta prorrogação do prazo do IVA

| Norte
Porto Canal / Agências

Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***

Lisboa, 31 jul (lusa) -- A associação da hotelaria e restauração, AHRESP, lamentou hoje não ter sido informada pelo Governo da prorrogação do prazo do relatório do grupo de trabalho do IVA e salientou que uma baixa deste imposto não pode esperar por 2014.

"A catástrofe está iminente, no final do ano, vai fechar tudo e é mau demais", afirmou em declarações à Lusa o secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, criticando ter sido informado pela comunicação social da prorrogação daquele prazo.

A associação salienta que o grupo de trabalho "não cumpriu com a sua missão" , que era produzir até ao final de julho um relatório sobre a situação fiscal da hotelaria e restauração, e lamenta que, passado sete meses, apenas haja um adiamento do prazo.

"Se os membros do grupo de trabalho tem como objetivo protelar uma decisão para que seja discutida apenas no Orçamento do Estado de 2014, desenganem-se! O setor não aguenta, está tudo por um fio, e é uma questão social, são vidas humanas que estão acima de qualquer receita fiscal das finanças", afirmou o secretário-geral da AHRESP.

Na terça-feira, véspera de terminar o prazo do grupo de trabalho, o ministério das Finanças emitiu uma nota às redações dando conta da prorrogação, até 27 de agosto, do prazo de apresentação do relatório.

"Esta decisão fundamenta-se nas recentes alterações ocorridas na composição do Governo, bem como na necessidade de recolha de informação complementar de suporte às conclusões do relatório, lê-se na nota das finanças.

VP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.