Intervenção Polis na Pateira de Fermentelos em consulta pública

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 08 jan (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente anunciou hoje que está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental do projeto de Requalificação da Pateira de Fermentelos, que tem como proponente a Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.

O Projeto de Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos visa "a melhoria do estado ambiental dessa zona de elevado valor ecológico e a promoção da sua vivência pela população".

Contempla a realização de ações de desassoreamento da Pateira de Fermentelos, com vista à limpeza dos fundos e à criação de um espelho de água, que permita a utilização por pequenas embarcações desportivas e de lazer, sem motor.

Os materiais dragados serão depositados nos terrenos agrícolas das margens subindo a cota, para diminuir o risco de cheias e inundações.

Outra das intervenções previstas é a reconstrução do açude do rio Águeda, com o objetivo de melhorar as captações de água para rega tradicional e manter o nível da água em época de estiagem na Pateira de Fermentelos.

De acordo com a APA, o Estudo de Impacte Ambiental encontra-se disponível para ser consultado até 04 de fevereiro, na própria Agência Portuguesa do Ambiente e no seu portal, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e nas câmaras municipais de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.

A Pateira de Fermentelos abrange os concelhos de Águeda (União das Freguesias de Recardães e Espinhel, Fermentelos e União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira), de Aveiro (freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz) e de Oliveira do Bairro (freguesia de Oiã).

É a maior lagoa natural da Península Ibérica, na confluência do rio Cértima com o rio Águeda, e insere-se numa área predominantemente agrícola, com proximidade a pequenos aglomerados populacionais, como Fermentelos, Espinhel, Óis da Ribeira, Requeixo e Perrães.

Os estudos desenvolvidos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental tiveram início em janeiro e terminaram em abril de 2014.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.