Portugal já recebeu 56% da dotação do QREN programada até ao final deste ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - Portugal recebeu, até 01 de maio, 56,1% dos montantes atribuídos pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) no período de 2007-2013, acima da média europeia (41,5%), informou hoje o Observatório do QREN.

De acordo com o Observatório do QREN, que cita dados da Direção-Geral do Orçamento da Comissão Europeia (CE), já foram transferidos para Portugal 12 mil milhões de euros, mantendo o país "uma posição de destaque à escala europeia" em relação aos fundos transferidos para todos os Estados membros.

"Em 01 de maio de 2013, do montante de 142.853,5 milhões de euros de reembolsos de pedidos de pagamentos efetuados pela CE aos Estados membros, 12.010,5 milhões destinaram-se a Portugal (cerca de 8,4% do total)", indica a nota do Observatório.

Deste montante, 4.415 milhões de euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE) e 7.595,5 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesão.

Em termos absolutos, Portugal é o quarto país com maior volume de transferências totais por parte da Comissão, depois da Polónia (30.302,5 milhões), de Espanha (16.930,9 milhões) e da Alemanha (12.894,3 milhões).

O QREN constitui o enquadramento para a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período entre 2007 e 2013.

O seu "grande desígnio estratégico" passa pela "qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sociocultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas".

ND (PPF) // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.