Associações empresariais do Ave e Cávado criam Conselho Empresarial

| Economia
Porto Canal / Agências

Braga, 07 jan (Lusa) - As associações empresariais e comerciais do Ave e do Cávado criaram um Conselho Empresarial para "ganharem escala" e desenvolverem estratégias "comuns" para a "afirmação" daqueles territórios em áreas como o turismo, comércio, industria e formação de recursos humanos.

O Conselho Empresarial da Região do Ave e do Cávado (CEDRAC), que terá sede em Braga, vai representar 83.635 empresas incluídas nas associações comerciais e industriais de Braga, Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães, Vila Real, Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e na Associação Industrial do Minho que, juntas, totalizam um volume de negócios de cerca de 22 mil milhões de euros.

Em declarações à Lusa, em nome da Associação Comercial de Braga, Rui Marques destacou o "carater inédito" do CEDRAC e a necessidade de uma visão "macro" da região, que beneficiará todos os agentes,

"Um dos objetivos é ganhar escala, poder de reivindicação e protagonismo de forma a aumentar a capacidade de influência das várias associações. O que queremos ter uma visão mais macro e menos micro do que se passa no Ave e no Cávado, sendo assim mais abrangente", apontou.

O CEDRAC terá assim como finalidade "o desenvolvimento homogéneo e sustentado, estudo, defesa e promoção das empresas e instituições sediadas e dos interesses socioeconómicos da região dos vales do Ave e Cávado".

Para isso, adiantou, "o que se pretende é desenvolver uma estratégia comum que garanta uma maior afirmação do território no contexto nacional e articular estratégias e ações com diferentes atores públicos e privados quer ao nível regional, nacional e internacional, aumentando a capacidade de internacionalização e exportação da região e a captação de investimento".

Assim, entre as atribuições do CEDRAC estão ações como "pugnar junto da Administração Pública e demais entidades nacionais e internacionais, públicas, parapúblicas e privadas, pelos interesses das suas associadas e território e contratualizar iniciativas de apoio à atividade empresarial".

Assim como o desenvolvimento de "uma ação continuada destinada a incrementar o progresso técnico, tecnológico, económico, social, associativo, de formação e qualificação, e cultural da região, bem como a proteção do meio ambiente, promover a investigação, desenvolvimento e inovação e promover a formação e qualificação dos recursos humanos da região".

O CEDRAC vai ser apresentado esta quarta-feira na sede da Associação Industrial de Braga, onde ficará sediado.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.