Ministério da Saúde esclarece que antigos mineiros estão isentos de taxas

| Política
Porto Canal / Agências

Nelas, Viseu, 06 jan (Lusa) -- O Ministério da Saúde esclareceu hoje ter pedido à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no dia 19 de dezembro, que faça cumprir a legislação que isenta os antigos trabalhadores da ENU de taxas moderadoras.

Num ofício enviado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) ao presidente da ARSC, José Tereso, é explicado que "o artigo 3.º da Lei n.º 10/2010, de 14 de janeiro, se mantém em vigor na ordem jurídica".

Ou seja, "os trabalhadores que tenham exercido funções ou atividades de apoio nas áreas mineiras e anexos mineiros ou em obras e imóveis afetos à exploração da Empresa Nacional de Urânio (ENU)" estão isentos das taxas moderadoras, quando estejam em causa consequências na saúde decorrentes da sua atividade, refere.

Esta isenção aplica-se quer os trabalhadores que tenham exercido funções ou atividades à data da dissolução da ENU ou, "no caso de cessação de contrato anterior à dissolução, que tenham aí trabalhado por um período não inferior a quatro anos".

O ofício deixa também claro que se encontram igualmente isentos "os cônjuges ou pessoas que com eles vivam em união de facto e descendentes diretos".

Neste âmbito, o presidente do conselho diretivo da ACSS, Rui Santos Ivo, pede à ARSC a divulgação desta informação junto dos hospitais e dos agrupamentos de centros de saúde da região Centro.

Esta situação vem sendo denunciada há mais de um ano pela Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU), que ainda em novembro do ano passado realizou uma vigília de protesto junto ao centro de saúde de Nelas.

No final de dezembro, também a Assembleia Municipal de Nelas mostrou o desagrado com a situação, aprovando, por unanimidade, uma moção a exigir ao ministro da Saúde a reposição da legalidade.

Com sede na Urgeiriça, Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, a ENU teve a seu cargo, desde 1977, a exploração de minas de urânio em Portugal.

A empresa entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.