Inquérito/swap: Oposição mantém que Maria Luís Albuquerque faltou à verdade

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - Ao fim de mais de quatro horas de audição no parlamento, em que a ministra das Finanças garantiu que nunca mentiu, a oposição mantém que Maria Luís Albuquerque faltou à verdade e que a sua posição no Governo sai fragilizada.

"A ministra das Finanças faltou à verdade ao dizer que o Governo anterior não tinha referido nada na transição de pastas", disse João Galamba, do PS, no final da segunda audição de Maria Luís Albuquerque na Comissão de Inquérito aos 'swap' problemáticos contratados por empresas públicas.

Também Ana Drago, do Bloco de Esquerda, afirmou que a ministra teve uma "estratégia deliberada de dizer que lhe foi ocultada informação" e que com isso "tentou enganar a comissão de inquérito" na primeira audição, a 25 de junho passado.

Paulo Sá, do PCP, foi mais longe, ao afirmar que "quem falta à verdade na Comissão de inquérito não reúne condições para continuar no Governo".

"Não pode continuar a ocupar o cargo de Ministra das Finanças", realçou.

Por seu lado, o deputado do PSD Virgílo Macedo declarou que esta audição serviu para desmontar os argumentos da oposição, de que a ministra tinha mentido na comissão.

"A vossa narrativa já não existe, é comprovadamente falsa", afirmou Virgílio Macedo.

Esta audição de Maria Luís Albuquerque na comissão de inquérito aos 'swap', a segunda depois da realizada a 25 de junho, foi pedida com caráter de urgência pelos partidos da oposição (PS, PCP e BE) depois de alegadas contradições e omissões quanto ao que sabia sobre os 'swap' quando tomou posse como secretária de Estado do Tesouro.

IM/NM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.