Autárquicas: Candidato da CDU ao Porto quer "apoio financeiro" a grupo desportivo camarário

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 30 jul (Lusa) - O candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto defendeu hoje que a autarquia deve dar um "apoio financeiro anual" para a manutenção das instalações do Centro Cultural e Desportivo (CCD) dos trabalhadores municipais.

Pedro Carvalho disse que "a CDU sempre defendeu isso" e prometeu lutar por esse apoio, se for eleito presidente da Câmara ou vereador, cargo que aliás ocupa atualmente, mas sem pelouro atribuído.

O candidato falava após visitar hoje durante mais de duas horas o completo explorado pelo CCD da Câmara portuense, onde avultam um campo relvado para futebol de onze e dois, mais pequenos, para a iniciação, um pavilhão coberto, um ATL e um edifício ocupado, nomeadamente, pela Universidade Sénior Eugénio de Andrade.

O CCD tem "quase três mil associados", mas, segundo o seu presidente, Gouveia Santos, "a esmagadora maioria" dos seus utentes são não sócios.

O ATL acolhe quase crianças, a Universidade, que é do CCD, movimenta mais de 300 alunos com "mais de 30 anos", que ali têm de aulas, por exemplo, de italiano e de mandarim.

O complexo aloja ainda a Escola de Futebol Hernâni Gonçalves, que movimenta mais de 300 praticantes nos três campos disponíveis, pagando para tal uma renda.

"A prioridade número um para nós é manter as regalias sociais dos associados e preservar a qualidade das instalações, por quase toda a receita do nosso orçamento provém da gestão dos espaços e da quotização", explicou Gouveia Santos à agência Lusa.

Pedro Carvalho elogiou o "trabalho meritório que é feito pelos trabalhadores municipais em prol da sua cidade" através do seu centro cultural e desportivo, lembrando que o atual executivo, de maioria PSD-CDS/PP e presidido por Rui Rio, cortou o apoio financeiro anual que a Câmara prestava a esta instituição.

O candidato da CDU referiu que o executivo municipal fez "uma leitura enviesada de um parecer do Tribunal de Contas" para acabar com esse apoio, que era de 300 mil euros anuais.

"Estamos falar de uma infraestrutura muito importante, que precisa de ser mantida e que dá apoio lúdico, social e desportivo" à população, salientou Pedro Carvalho.

Acrescentou que a câmara devia também pagar ao CCD uma dívida antiga de 36 mil euros, que "ainda vai sobrar para o próximo executivo municipal".

"Não se percebe porque é que Rui Rio não pagou essa dívida", reforçou.

Pedro Carvalho considerou que aquele "espaço que podia estar ainda mais aberto" à população se fosse apoiado pela Câmara Municipal.

"Isto é um bom exemplo do que é que o movimento associativo dos trabalhadores da câmara pode fazer em prol da cidade e é isto que defendemos", referiu também.

Além de Pedro Carvalho, estão na corrida à Câmara do Porto o social-democrata Luís Filipe Menezes, o socialista Manuel Pizarro, o bloquista José Soeiro, os independentes Rui Moreira e Nuno Cardoso e José Manuel Costa Pereira, do Partido Trabalhista Português.

AYM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.