Ministra das Finanças desmente ex-presidente do IGCP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A ministra das Finanças acusou hoje o ex-presidente do IGCP, Alberto Soares, de bloquear a mudança de estatutos do instituto, garantindo que este não falou verdade sobre a inexistência de contactos com a tutela sobre os 'swaps'.

"Sobre o depoimento do ex-presidente do IGCP [Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública], apenas posso expressar o meu espanto pelas suas declarações de que nada foi solicitado ao IGCP em matéria de 'swaps' enquanto exerceu essas funções, isto é, até março de 2012. O primeiro email enviado ao Doutor Alberto Soares por mim própria data de 31 de agosto de 2011 e segue-se a conversas havidas sobre o tema, em novembro e dezembro desse ano, o IGCP produziu duas informações sobre possíveis soluções, que me foram remetidas pelo Doutor Alberto Soares. Nessas, fica de imediato definida a estratégia a seguir, nos termos da recomendação do IGCP", afirmou.

Maria Luís Albuquerque, que responde pela segunda vez perante a comissão parlamentar que investiga a contratação de 'swaps' pelas empresas públicas, explicou que nessa estratégia estava já a alteração dos estatutos do IGCP para lhe conferir mandato e competência para assumir a gestão da carteira de derivados e a contratação do assessor financeiro especializado.

A ministra diz que a 26 de dezembro de 2011 enviou novo email a Alberto Soares a indicar que este teria de apresentar uma proposta de alteração dos estatutos do IGCP, "deixando claro que já há semanas tinha discutido o tema diretamente com a responsável pela área jurídica do IGCP".´

Maria Luís Albuquerque diz também que tem na sua posse emails que demonstram "sem margem para dúvida, que o Doutor Alberto Soares não dava andamento ao processo, apesar das insistências".

"Dizer que o IGCP não estava envolvido é pura e simplesmente mentira", garantiu a ministra das Finanças.

NM/IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".