FC Porto coloca-se provisoriamente a três pontos do líder Benfica ao vencer o Gil Vicente por 5-1

FC Porto coloca-se provisoriamente a três pontos do líder Benfica ao vencer o Gil Vicente por 5-1
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

O FC Porto colocou-se hoje provisoriamente a três pontos do Benfica, líder da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 5-1 na visita ao 'lanterna-vermelha' Gil Vicente, em jogo da 15.ª jornada.

Casemiro, aos 36 minutos, Martins Indi, aos 55, Brahimi, aos 70, Oliver Torres, aos 79, e Jackson Martinez, aos 87, marcaram os golos dos 'dragões', enquanto Vítor Gonçalves ainda reduziu, aos 76, para o Gil Vicente, que jogou desde os 36 minutos em inferioridade numérica, devido à expulsão de Jander.

O FC Porto, segundo classificado, soma agora 34 pontos, menos três do que o líder Benfica, que visita no domingo o Penafiel, e mais quatro do que o Sporting, terceiro, enquanto o Gil Vicente permanece na 18.ª e última posição, com seis, a cinco dos emblemas a salvo da despromoção.

Goleada em Barcelos aproxima provisoriamente FC Porto da liderança

O FC Porto goleou hoje o Gil Vicente, por 5-1, em Barcelos, em jogo da 15ª jornada da I Liga de futebol, e encurtou provisoriamente a distância para o líder Benfica.

Os portistas venceram tranquilamente um frágil Gil Vicente, cada vez mais último classificado, e estão agora a três pontos do primeiro lugar, mas têm de esperar pelo jogo dos "encarnados", no domingo, em Penafiel.

O triunfo não merece contestação e peca até por escasso, tantas foram as oportunidades dos portistas, mas a partida ficou marcada pelo que se passou em cerca de dois minutos na primeira parte: Casimiro fez o primeiro golo (36) e o Gil Vicente ficou a jogar com menos uma unidade, por expulsão (duplo cartão amarelo) de Jander (38).

Se a superioridade da formação de Julen Lopetegui já era então evidente, com menos um jogador, o Gil Vicente foi uma "presa" ainda mais fácil para os ‘dragões’, apesar de ter tido um bom início de jogo, em que chegou a assustar o FC Porto.

O segundo tento surgiu no início da segunda parte, por Martins Indi (55), de calcanhar, e o terceiro aos 70 minutos, por Brahimi, numa fase em que os portistas já tinham desperdiçado várias oportunidades para marcar.

O Gil Vicente ainda conseguiu reduzir, aos 76, por Vítor Gonçalves, mas, três minutos depois, Oliver Torres repôs a diferença em três golos, "picando" a bola sobre Adriano Facchini.

O marcador ficou sentenciado aos 87 minutos, com um grande golo de Jackson Martinez.

A equipa de José Mota, a única equipa do campeonato que ainda não venceu, precisa urgentemente de ‘reforços’ em janeiro para fugir à despromoção, ainda que tenha começado bem o encontro.

Logo aos dois minutos, Paulinho cabeceou à barra após centro de Diogo Viana da esquerda e, aos 10 minutos, Simy intercetou um mau passe de Casemiro a meio-campo, mas Maicon conseguiu ir a tempo de corrigir o erro do companheiro de equipa e bloqueou o remate do avançado nigeriano.

Pouco depois, foi Fabiano a evitar o golo após cabeceamento de Enza-Yamissi.

O FC Porto entrou algo macio, mas rapidamente tomou conta do jogo, ainda que sem conseguir marcar, como quando Jackson tentou um "chapéu" a Adriano Facchini.

A pressão portista intensificava-se, por vezes a jogar dentro da área gilista, mas o golo só chegou através de um "tiro" de Casimiro de fora da área, que ainda sofreu um ligeiro desvio em João Vilela, num lance em que, apesar da violência e trajetória do remate, Adriano Facchini parece algo mal batido (36 minutos).

Dois minutos depois, o Gil Vicente ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Jander, que viu o segundo cartão vermelho após uma entrada mais dura sobre Brahimi, lance que acabaria por "matar" quaisquer aspirações da equipa da casa.

Lopetegui lançou Ricardo Quaresma aos 54 minutos e, um minuto depois, o FC Porto chegou ao segundo, por Martins Indi.

Aos 70 minutos, Brahimi consumou o controlo absoluto dos portistas na segunda parte, desviando para o fundo das redes o centro de Danilo da direita, mas o Gil Vicente ainda conseguiu reduzir, por Vítor Gonçalves, que surgiu isolado diante de Fabiano, após bom passe de Caetano, e não perdoou (76).

Jackson faria o quinto golo aos 87 minutos, num belo remate em arco, e mesmo no final Alex Sandro viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho.

Jogo realizado no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente - FC Porto, 1-5

Ao intervalo: 0–1.

Marcadores:

0-1, Casimiro, 36 minutos.

0-2, Martins Indi, 55.

0-3, Brahimi, 70.

1-3, Vítor Gonçalves, 76.

1-4, Oliver Torres, 79.

1-5, Jackson Martinez, 87.

Equipas:

- Gil Vicente: Adriano Facchini, Gabriel, Peck’s, Enza-Yamissi, Evaldo, Luís Silva, João Vilela, Jander, Paulinho (Vítor Gonçalves, 46), Diogo Viana (Caetano, 61) e Simy (Avto, 74).

Suplentes: Caleb, Gladstone, Caetano, Avto, Vítor Gonçalves, Ricardinho e David Batista.

Treinador: José Mota.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casimiro, Herrera (Adrian Lopez, 74), Oliver Torres, Brahimi (Quintero, 74), Tello (Ricardo Quaresma, 51) e Jackson.

Suplentes: Andrés Fernandes, Ivan Marcano, Ricardo Quaresma, Quintero, Evandro, Adrian Lopez e Aboubakar.

Treinador: Julien Lopetegui.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jander (20 e 38), Diogo Viana (54) e Alex Sandro (83 e 90). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Jander (38) e Alex Sandro (90).

Assistência: Cerca de 5.000 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.