Parte das Varas Criminais do Porto no novo ediício judicial

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 jul (Lusa) -- As Varas Criminais do Porto (atualmente na rua de S. João Novo) vão funcionar, em parte, no novo edifício de Gonçalo Cristóvão/Camões, onde o Governo vai concentrar vários serviços judiciais locais, adiantou hoje o Governo.

O secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo, avançou hoje que, além da transferência de parte dos serviços das Varas Criminais para o novo espaço, estão em avaliação obras de melhoramento do atual espaço na rua S. João Novo.

Na assinatura do contrato de arrendamento de edifico judicial na rua Gonçalo Cristóvão/rua de Camões, n.º 139/297, o governante admitiu que este novo espaço era uma "necessidade absoluta".

O novo edifício vai permitir, segundo o governante, reduzir a despesa pública com a rescisão de 12 contratos, o que, incluindo os custos com o novo contrato de arrendamento, representa uma poupança anual de 864 mil euros.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), os tribunais de Instrução Criminal (TIC) e de Execução de Penas, o Banco Nacional de Injunções, o Serviço Externo dos Juízes Cíveis e o Balcão Nacional de Arrendamento, antes dispersos por diferentes imóveis arrendados no Porto, ficam agora sediados num único espaço, possibilitando melhores condições de trabalho aos funcionários.

"A concentração de valências, repartidas há muitos anos, possibilita maior operacionalidade na investigação criminal, reforço da funcionalidade, segurança, confidencialidade e eficiência do sistema judicial", observou.

Neste momento, frisou, o Ministério da Justiça optou por uma "mudança de política" privilegiando a recuperação do património público para instalar serviços judiciais e, assim, "dar o exemplo".

A política de reabilitação de edifícios públicos deve ser privilegiada porque, explicou, se se paga uma renda, ao fim de muitos anos o investimento acaba por ser perder e "nunca mais" é recuperado.

Contudo, disse o governante, "no Porto tivemos dificuldades em encontrar edifícios [públicos] que reunissem as condições e optamos pelo arrendamento".

"A ideia do Campus da Justiça, que chegou a ser anunciado, foi abandonada porque era uma parceria público-privada com agravante para o Estado. O terreno era do Estado e, depois de 30 anos a pagar rendas, passava para o privado", disse.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.