Ex-ministro com responsabilidades políticas no contrato do Tribunal da Maia - autarca

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 30 jul (Lusa) - A Câmara da Maia, através do vereador Mário Neves (PSD), defendeu hoje que o ex-ministro Alberto Martins deve assumir as responsabilidades políticas no caso da celebração ilegal do contrato de arrendamento que permitiria transferir o tribunal local para a zona industrial.

Contactado pela Lusa, Alberto Martins escusou-se a comentar as declarações.

O vereador, que também foi presidente do Movimento Cívico pela Reforma da República (MCRR), que em 2011 pediu um "inquérito urgente" à celebração do referido contrato, lembra que o ex-ministro "foi por diversas vezes alertado para o absurdo da decisão que conduziu a esta conclusão expressa no referido relatório".

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Governo de José Sócrates não poderia ter autorizado o contrato de arrendamento do novo edifício do Tribunal da Maia, que foi celebrado em 2011, no último dia de funções do executivo.

A decisão consta de um relatório do TdC, divulgado na edição de hoje do Jornal Público, onde é referido que o Governo "já havia sido demitido [31 de Março], encontrando-se os poderes dos ministros limitados a actos" de gestão necessária, sendo-lhes "vedados" os "atos de gestão extraordinária".

Perante este relatório, o vereador Mário Nunes Neves considera que o ex-ministro da Justiça, Alberto Martins, atualmente deputado eleito pelo PS, "deve assumir as responsabilidades políticas em relação à citada violação grosseira da Lei".

Mário Martins defende ainda que o Ministério Público "deve atuar com celeridade no sentido de serem apurados todos os contornos" que levaram à tomada de decisão por parte do antigo governante socialista.

Em causa está um contrato de arrendamento, com data de 20 de junho de 2011, celebrado entre a Nova Casa - Imobiliária e Construções, SA e o Instituto de Gestão Financeiras e de Infraestruturas do Ministério da Justiça, IP (IGFIJ).

O contrato, com a duração de 15 anos e que custaria ao Estado, no mínimo, 13,7 milhões de euros, foi cancelado, no mesmo ano, pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, mantendo-se o tribunal a funcionar nas mesmas instalações, no centro da cidade da Maia.

O TdC considerou irregular a decisão do IGFIJ, que agiu com poderes delegados pelo então ministro da Justiça, Alberto Martins, segundo um despacho publicado em abril, após a demissão do Governo.

Os juízes consideram que a demissão colocou em causa o despacho de delegação de poderes. "Se assim não fosse, um Governo" na iminência de ser demitido poderia assegurar a continuidade da sua política através de delegações abrangentes, fazendo letra morta do espírito da norma constitucional", diz o tribunal.

Segundo o Jornal Público, corre ainda um processo no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto para que o contrato seja declarado nulo.

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), que sucedeu ao IGFIJ, mantém uma provisão de mais de 12 milhões de euros para uma eventual indemnização à imobiliária.

O secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santos, anunciou, entretanto, que o Ministério da Justiça vai lançar, ainda este ano, um novo processo de arrendamento para o Tribunal da Maia.

"O arrendamento do Palácio de Justiça da Maia deixou de existir, não em termos formais porque só o tribunal pode decidir, mas, entretanto, vamos lançar um processo de arrendamento para encontrar um espaço que reúna as condições necessárias", disse hoje o governante.

À margem da assinatura de um contrato de arrendamento de edifícios no Porto, o governante relembrou que, no início das suas funções, a ministra da Justiça pediu a suspensão do processo e enviou uma carta à Procuradoria-Geral da República.

JYDN/SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.