Consequências dos swaps "foram particularmente gravosas" na gestão socialista

Consequências dos swaps "foram particularmente gravosas" na gestão socialista
| Política
Porto Canal

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar disse hoje no Parlamento que as consequências dos 'swap' contratados pelas empresas públicas "foram particularmente gravosas" durante a "gestão dos governos do Partido Socialista", nos últimos 15 anos.

"Esta assunção de custos e riscos futuros por contrapartida de ganhos imediatos constitui um padrão de comportamento em Portugal pelo menos nos últimos 15 anos", disse Vítor Gaspar.

O ex-governante falava na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvido.

"As consequências deste pacto faustiano foram particularmente gravosas durante a gestão dos últimos governos liderados pelo Partido Socialista", reforçou.

O ex-governante sublinhou ainda que entre 2005 e 2011, "a dívida das administrações públicas aumentou mais de 90 mil milhões de euros" e que "a dívida do Setor Empresarial do Estado mais do que duplicou".

"Esta falta de rigor e de transparência orçamental e financeira estiveram na origem da necessidade de recorrer a financiamento oficial internacional", afirmou.

Vítor Gaspar considerou que "a situação é particularmente problemática uma vez que ocorreu numa fase de graves" problemas económicos e financeiros para o país, agravada pela existência de "contratos que eram contrários à proteção do interesse público".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.