Gaspar afirma que Maria Luís Albuquerque "disse verdade" sobre falta de informação na pasta transição das swaps

Gaspar afirma que Maria Luís Albuquerque "disse verdade" sobre falta de informação na pasta transição das swaps
| Política
Porto Canal

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar disse hoje no Parlamento que a atual ministra das Finanças falou a verdade quando disse que na pasta de transição entregue pelo governo anterior não existia informação específica sobre 'swap'.

"Nada lhe foi transmitido. Essa informação corresponde à verdade", disse Vítor Gaspar, na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvido.

Na sua audição de 25 de junho na comissão de inquérito, Maria Luís Albuquerque tinha afirmado que na "transição de pastas, nada foi referido a respeito desta matéria".

Questionado pelo deputado socialista João Galamba sobre se Maria Luís Albuquerque tinha conhecimento da situação dos 'swap', o ex-ministro frisou que "seria ridículo afirmar que alguém como dirigente de uma empresa pública que contratou produtos derivados desconhecia a questão na sua generalidade".

"Não só [Maria Luís Albuquerque] não desconhecia, como conhecia e bem. E pode ser considerada perita nesta questão. Colocar a questão sobre se tinha conhecimento geral é simplesmente ridículo, não faz qualquer sentido", disse Vítor Gaspar.

Vítor Gaspar lembrou ainda que o relatório sobre o Setor Empresarial do Estado (SEE), de julho de 2011, "continha uma listagem sob este tipo de operações".

"Essa informação é útil, importante e constituiu um passo neste processo. Não é, no entanto, a informação concreta e quantificada de riscos económicos e financeiros e de aspetos jurídicos que permitem equacionar as opções políticas", explicou.

O ex-governante disse ainda que "se essa informação específica existisse de forma sistemática no momento de tomada de posse" do atual Governo, "teria sido possível atuar mais rapidamente".

Vítor Gaspar afirmou ainda que "informação" é "uma das palavras mais perigosas que se pode usar".

"Informação sobre? Qual informação? Qual conteúdo concreto?", disse.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.