Mandela a melhorar mas ainda em estado crítico - presidência sul-africana

| Economia
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 30 jul (Lusa) -- O ex-chefe de Estado sul-africano Nelson Mandela continua a mostrar melhoras após dois meses de tratamentos hospitalares mas mantém-se em "estado crítico", disse hoje a presidência da África do Sul.

"O antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela ainda permanece em estado crítico, mas estável, no hospital de Pretória, e continua a mostrar melhoras", disse a presidência em comunicado, após vários dias de silêncio sobre o estado de saúde do ex-estadista.

O comunicado foi emitido após o canal de televisão norte-americano CBS ter informado que Mandela foi submetido a uma "intervenção cirúrgica para desbloquear um tubo de diálise", tendo havido mais dois incidentes nas últimas semanas.

O Governo sul-africano recusou-se a comentar estas informações.

O Nobel da Paz Nelson Mandela, 95 anos, encontra-se a respirar por um ventilador, de acordo com familiares e foi submetido a diálise após ter sido hospitalizado devido a uma infeção pulmonar, a 8 de junho.

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, convidou a população a "continuar a rezar por 'Madiba' (nome do clã Nelson Mandela)", e a participar em projetos comunitários que prossigam a obra do ex-prisioneiro político do "apartheid".

JZL/HB // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.