Indicadores de confiança dos consumidores e clima económica recuperam em Julho - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 30 jul (Lusa) -- Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico continuaram a recuperar em julho, mantendo o movimento ascendente registado desde o início do ano, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em julho, verificou-se um aumento em todos os indicadores de confiança setoriais, indústria transformadora, construção e obras públicas, comércio e serviços", sustenta o instituto.

Da análise do INE resulta que o aumento do indicador de confiança dos consumidores observado nos últimos dois meses se deveu ao "contributo positivo de todas as componentes, sendo mais significativo no caso das expetativas sobre a evolução do desemprego".

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores voltou a aumentar em julho, depois de atingir o mínimo da série em dezembro, enquanto o indicador de clima económico tem vindo a recuperar desde o início do ano, após registar o valor mais baixo da série em dezembro.

Já o indicador de confiança da indústria transformadora recuperou em julho, retomando o movimento ascendente iniciado em dezembro, "em resultado do contributo positivo de todas as componentes, opiniões sobre a procura global, apreciações sobre a evolução dos 'stocks' de produtos acabados e perspetivas de produção, mais expressivo no primeiro caso".

Quanto ao indicador de confiança da construção e obras públicas, o INE diz ter mantido em julho "o perfil positivo observado desde agosto de 2012, devido à recuperação das opiniões sobre a carteira de encomendas, uma vez que as perspetivas de emprego registaram um ligeiro agravamento".

Ainda assim, ressalva que, sem a utilização de médias móveis de três meses, este indicador diminuiu em julho.

No que respeita ao indicador de confiança do comércio, o INE diz ter mantido a subida iniciada em novembro, refletindo "o contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspetivas de atividade, enquanto as apreciações relativas ao nível de existências apresentaram um ligeiro contributo negativo".

Já o indicador de confiança dos serviços, que tem vindo a aumentar desde dezembro, beneficiou nos últimos dois meses da recuperação de todas as componentes, apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspetivas relativas à evolução da procura.

PD // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.