FESAP alerta que manutenção da ADSE para quem sair do Estado é "presente envenenado"

FESAP alerta que manutenção da ADSE para quem sair do Estado é "presente envenenado"
| Política
Porto Canal

O coordenador da Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), Nobre dos Santos, considerou hoje que a proposta do Governo de manter o direito à ADSE aos trabalhadores que rescindam com o Estado é um "presente envenenado".

Nobre dos Santos comentava assim à agência Lusa a notícia veiculada hoje na imprensa de que o Governo pretende, em troca da rescisão por mútuo acordo, oferecer aos trabalhadores a manutenção da ADSE, o sistema de proteção social dos funcionários e agentes da Administração Pública, embora tenham de continuar a descontar todos os meses.

Em declarações à Lusa o coordenador da FESAP disse achar estranho que o Governo avance com esta posição sem ouvir os trabalhadores.

"Era normal que este assunto fosse posto em cima da mesa e discutido com os parceiros sociais do setor. Acontece que, mais uma vez, o Governo avança com uma medida avulsa e que é evidentemente um presente envenenado", sublinhou, acrescentando que o executivo está "a dizer a uma pessoa que não tem trabalho, que não recebe salário, que continue a descontar" para a ADSE.

"Em tempo alguma estaríamos de acordo com uma coisa destas. O Estado é o primeiro empregador deste país e devia ser o primeiro a dar o exemplo, mas o que está a fazer é violar o direito à renegociação e está a dar um presente envenenado a trabalhadores que vão ficar desempregados", disse.

Nobre dos Santos disse que a situação "é inaceitável", adiantando que este assunto vai estar em cima da mesa durante a ronda negocial de hoje dos parceiros sociais.

Os trabalhadores que aderirem ao programa de rescisões, que tem início a 01 de setembro e termina a 30 de novembro, podem manter-se como beneficiários da ADSE, desde que continuem a descontar o equivalente a 2,5% da sua última remuneração base como funcionário público.

O Diário Económico de hoje refere que esta possibilidade está porém vedada aos funcionários públicos que forem dispensados após terem passado 12 meses pelo sistema de requalificação, ou seja, a mobilidade especial, sem serem recolocados.

Sobre a aprovação na segunda-feira em votação final global da lei que aumenta o período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas para as 40 horas semanais e da lei relativa à requalificação da administração pública, o coordenador da FESAP disse que é uma situação "bizarra".

De acordo com o dirigente, a FESAP vai tentar reverter a situação e, para isso, conta já com a disponibilidade de alguns partidos para ajudar.

Nobre dos Santos disse ainda que "toda a situação é uma campanha contra os trabalhadores da função pública".

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.