Fernando Gomes recorda Eusébio, Coluna e desempenho luso no Mundial2014

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 dez (Lusa) -- O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recordou hoje, na sua mensagem de Natal e ano novo, a despedida de Eusébio e Coluna e o desempenho aquém das expetativas da seleção lusa no Mundial2014.

No sítio oficial da FPF na Internet, Fernando Gomes assinalou o ano do centenário do organismo, contrapondo a "grande tristeza e saudade" com a morte de Eusébio e Coluna, que reconheceu como "duas referências incontornáveis do futebol português", com algumas alegrias.

"Também tivemos oportunidade de celebrar o futuro com as brilhantes prestações das seleções mais jovens nos campeonatos da Europa de sub-17 e sub-19, o início das obras da Cidade do Futebol, a conquista da Bola de Ouro pelo 'capitão' da seleção nacional, Cristiano Ronaldo, ou a trajetória ascendente da seleção principal que terminou da melhor forma um ano difícil e marcado pela prestação aquém das expectativas no Mundial do Brasil", referiu.

O dirigente lembrou ainda a realização das finais da Liga dos Campeões, masculina e feminina, em Lisboa.

"Dois grandes espetáculos que permanecerão para sempre na memória dos portugueses e do futebol mundial e em que clubes, jogadores e treinadores portugueses deram demonstrações inequívocas do seu valor nos quatro cantos do globo", salientou.

Perspetivando 2015, Fernando Gomes admitiu que "será repleto de desafios", prometendo enfrentá-los com "o entusiasmo e alegria habituais".

"Iniciaremos o ano com a continuação da celebração do centenário da FPF, juntando para debate, no Football Talks, as grandes referências do futebol mundial. Celebraremos, na Gala Quinas de Ouro, o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro", assinalou Gomes, que aponta 2015 como o ano para o "crescimento definitivo, no Jamor, da Cidade do Futebol".

Desportivamente, Fernando Gomes diz-se seguro de que as 17 seleções lusas "tudo farão para honrar o país que representam": "Seja na qualificação da seleção AA para o Euro 2016 de França, na fase final do Europeu de sub-21 na República Checa, no Mundial de sub-20 da Nova Zelândia ou nas fases de qualificação para o Campeonato da Europa de futsal ou para o Europeu de futebol feminino".

Antes de desejar um feliz Natal e um feliz ano novo, o dirigente acrescentou que o Mundial2015 de futebol de praia, que vai ser realizado em Espinho, vai ser "mais uma excelente oportunidade para os portugueses demonstrarem toda a sua capacidade de organização de grandes eventos desportivos e a paixão que os une ao futebol".

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.