Israelitas e palestinianos retomam negociações de paz diretas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 30 jul (Lusa) -- Israelitas e palestinianos retomaram, na noite de segunda-feira, em Washington, as negociações de paz diretas, que estavam suspensas há três anos, sob a égide dos Estados Unidos, informou a agência AFP.

O ministro da Justiça israelita, Tzipi Liyni, sentou-se ao lado do representante palestiniano, Saeb Erakat, numa mesa de um salão do Departamento de Estado norte-americano para um jantar de fim do jejum do Ramadão, oferecido pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Na ocasião, Kerry cumprimentou os representantes de Israel e da Palestina, salientando tratar-se de um "momento muito, muito especial", e exortou os mesmos a alcançarem um "compromisso razoável".

No jantar estava também o novo enviado especial norte-americano para as negociações israelo-palestinianas, o embaixador Martin Indyk.

Após mais de seis décadas de conflito e de várias falhas no relançamento do processo de paz, o Departamento de Estado norte-americano indicou que estas negociações poderão demorar, "pelo menos, nove meses".

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, congratulou-se com este momento que classificou como "promissor" e alertou, porém, que os dois lados terão de fazer "escolhas difíceis".

As últimas negociações de paz diretas israelo-palestinianas foram suspensas em setembro de 2010, ao fim de três semanas, por a colonização israelita ter continuado em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.