Bruxelas aponta que aumento de salário mínimo pode prejudicar desempregados

Bruxelas aponta que aumento de salário mínimo pode prejudicar desempregados
| Economia
Porto Canal

A Comissão Europeia defendeu hoje que o aumento do salário mínimo nacional (SMN) em Portugal poderá ajudar a aumentar os rendimentos de quem está empregado, mas poderá também prejudicar quem está desempregado.

A avaliação faz parte da primeira avaliação da Comissão Europeia (CE) de monitorização pós-programa de resgate da ‘troika’, onde a instituição faz uma análise do aumento do salário mínimo nacional, tendo em conta as variantes emprego, pobreza e desigualdade, competitividade, finanças públicas e crescimento.

Em matéria de pobreza e desigualdade, a Comissão Europeia começa por admitir que o aumento do SMN pode ajudar a aumentar os rendimentos de quem está empregado para logo de seguida apontar que pode também ter como consequência a manutenção de quem está desempregado num estado de pobreza permanente.

De acordo com a CE, Portugal tem um SMN baixo em termos absolutos, tal como os salários médios ou a produtividade, apontando que representou 38% do salário médio e 56% do salário mediano em 2013, contra 35% e 49%, respetivamente, em 2000.

“O que indica uma razoavelmente alta pressão da distribuição de salários, também em comparação com outros países”, diz a CE.

Por outro lado, aponta, quando Portugal é comparado com outros países com níveis semelhantes de ordenados que competem por investimento estrangeiro, principalmente de países da Europa central e de Leste, “o salário mínimo português é relativamente alto”.

A Comissão lembra que em 2013 o rendimento de um trabalhador com salário mínimo era de 6.580 euros por ano, “significativamente acima” do risco de pobreza, que está definido nos 4.902 euros anuais.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.