FC Porto conquista Supertaça de andebol frente ao Sporting

FC Porto conquista Supertaça de andebol frente ao Sporting
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

Um livre de sete metros falhado por Rui Silva a apenas dois segundos do fim permitiu hoje ao FC Porto conquistar a Supertaça de andebol, por renhido 29-28, em duelo muito emotivo disputado na Maia.

Os "leões" chegaram a deter, por duas vezes, vantagem de três golos no segundo tempo (16-19 e 20-23), mas não a conseguiram segurar e Ricardo Moreira, de livre de sete metros, deu o triunfo aos "dragões" a 12 segundos do fim, que demoraram uma eternidade a ser disputados.

Com esse tempo para jogar, gerou-se confusão com os portistas a reclamar da equipa de arbitragem, que os deixou reduzidos a três elementos de campo, quando o adversário falhou a possibilidade de ir para prolongamento.

O hexacampeão, que já tinha ganho esta época em Alvalade, para o campeonato, nos últimos segundos, mas que tinha perdido as três finais disputadas com o Sporting nos últimos anos, acabou por ser mais consistente num desafio em que o adversário desperdiçou as duas vantagens morais dos três golos.

Como tem sido sina, estes rivais protagonizaram um desafio extremamente equilibrado, pelo que as alternâncias no marcador foram sempre com vantagens escassas, que no primeiro tempo não ultrapassaram os dois golos.

Os campeões chegaram a 4-2 e 5-3, mas os lisboetas reagiram e aos 16 minutos colocaram-se pela primeira vez na frente, por 7-8, com golo de Rui Silva.

Este era o melhor período dos sportinguistas, que não foi melhor aproveitado porque Ricardo Correia repôs para mãos adversárias dois ataques falhados dos portistas, algo atabalhoados no ataque: aos 19, Ricardo Candeias entrou para a baliza.

Muito dependentes da inspiração de Gilberto Duarte, várias vezes com marcação individual, os portistas esbarravam na boa entrada do seu antigo guarda-redes e ficaram dois golos atrás quando se viram Salina e Alexis serem excluídos dois minutos (9-11), mas recuperaram para o 13-13 ao intervalo.

No segundo tempo, o FC Porto apenas liderou aos 15-14 e a partir dos 25-24, revelando-se a equipa mais fria nos momentos decisivos.

Equipas:

- FC Porto: Alfredo Quintana (gr), Ricardo Moreira (8), Gilberto Duarte (5), Alexis Borges (3), Yoel Moareles (1), João Ferraz (3), Miguel Martins (2), Daymaro Salina (2), Edar Landim, Nuno Gonçalves, Nuno Roque (1), Hugo Santos (2), Wesley Freitas e Mick Schubert (2).

Treinador: Ljubomir Obradovic.

- Sporting: Ricardo Correia (gr), Pedro Portela (5), Bruno Moreira (2), Rui Silva (4), Pedro Solha (5), Pedro Spinola (5), Frankis Marzo (3), Fábio Magalhães (4), Bosko Bjelanovic, Nuno Pinto, Sérgio Barros, Ricardo Candeias (gr), Diogo Godinho, Francisco Tavares e Diogo Domingos.

Treinador: Frederico Santos.

Assistência: cerca de 2.000 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.