Mais de 1.700 jovens vão discutir "novas fórmulas" de ver o mundo em Famalicão

| Norte
Porto Canal / Agências

V.N.Famalicão, 29 jul (Lusa) - Vila Nova de Famalicão vai receber, entre 05 e 09 de agosto, o seminário internacional "Nova Fórmula Mundial" que vai juntar mais de 1.700 jovens de quatro continentes para pensar em "novas fórmulas de ver o mundo".

O evento, hoje apresentado, é promovido pela Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais (PASEC) e faz parte do projeto com o mesmo nome, apoiado pelo programa Juventude em Ação da União Europeia.

Realizado de "forma itinerante", o seminário contará com uma "simulação" de um Governo-sombra em bairro social, ações públicas junto das comunidades que a iniciativa vai recorrer, um minifestival de curtas-metragens, um raid cultural e um "espetáculo" no qual serão apresentadas as conclusões dos trabalhos com "recurso a encenações".

Segundo a organização, o projeto junta "parceiros de Itália, Portugal, Cabo Verde, Suíça, Peru e China" e envolve "mais de 1.700 jovens de seis países e quatro continentes".

A organização adiantou ainda que o "Nova Fórmula Mundial" tem "por base uma metodologia de Animação Comunitária" sendo, por isso, "realizado em contexto real, no seio de bairros sociais e nas zonas rurais desfavorecidas da região do Vale do Ave (Famalicão, Fafe, Guimarães, Santo Tirso) e Baixo Mondego (Coimbra, Lousã, entre outros)".

O seminário será, assim, explicaram, "itinerante de modo a dar a conhecer a realidade juvenil portuguesa no terreno, levando as iniciativas ao maior número de jovens possível, integrando as comunidades locais".

Algumas das iniciativas vão ser abertas ao público e a organização disse contar com a participação de mais de 600 pessoas.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.