Primeiras cinco famílias regressam ao Morro da Sé no Porto para casas reabilitadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 dez (Lusa) - Cinco famílias expropriadas em 2008 do Morro da Sé, no Porto, receberam hoje as chaves das novas casas, podendo regressar àquela zona da cidade, cuja reabilitação o presidente da Câmara considera ser a mais importante do centro histórico.

A cerimónia de entrega das chaves aos cinco primeiros arrendatários que assim podem voltar para o Morro da Sé definitivamente decorreu na Porto Vivo e contou com o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), Álvaro Santos, e o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

"O Morro da Sé é o trabalho mais importante que nós estamos a fazer no centro histórico Temos que fazer esta reabilitação e pensar no turismo, nas pessoas que vêm de novo mas sobretudo temos que pensar nas pessoas que aqui vivem. Se o centro histórico perder a sua população, deixa de ser o centro histórico. Pode ser uma Disneyland, pode ser uma coisa muito engraçada, mas não tem nada a ver com a cidade de que eu me lembro", disse Rui Moreira aos jornalistas.

Depois da entrega das chaves aos moradores - que até fevereiro do próximo ano estarão realojados - Álvaro Santos explicou que estas são as primeiras cinco casas de um total de 81 que até 2016 estarão prontas para receber as famílias.

De acordo com o presidente da SRU, as casas têm "excelentes condições", tendo inclusivamente certificação energética A+.

Álvaro Santos aproveitou o momento para anunciar o relançamento de dois concursos para a construção naquela zona de um hotel e de uma residência de estudantes.

"Estas famílias esperaram muito tempo, houve muitas razões para não acreditarem mas acreditaram e para nós é fundamental que queiram voltar para cá e que com eles tragam aqueles que vão ocupar as casas que nós temos em reabilitação neste momento", disse Rio Moreira.

O antigo presidente da SRU - Rui Moreira renunciou ao cargo em novembro de 2012 - pediu a estes primeiros moradores que sejam os porta-vozes e passem a palavra aos seus antigos vizinhos, para que estes também regressem aquela zona histórica da cidade.

Com a entrega das chaves foram ainda assinados os acordos de realojamento com estes cinco arrendatários de prédios expropriados em 2008 por estarem em mau estado de conservação.

Como na altura, a Porto Vivo não tinha disponíveis habitações aptas para realojar as famílias, estas estiveram desde então em casas em situação provisória, tendo ficado acordado que seriam realojados em casas reabilitadas no Morro da Sé.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.