Construção naval "renasce" em Viana do Castelo

Construção naval "renasce" em Viana do Castelo
| Economia
Porto Canal / Agências

O ministro da Defesa Nacional afirmou hoje que o país assistiu ao "renascer" da construção naval com a assinatura do primeiro contrato da West Sea desde que assumiu a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

"Depois de uma grande reforma, depois de termos resistido a todas as pressões para que tudo ficasse na mesma, em que havia apenas o benefício de uns poucos em prejuízo do que era o interesse do país, Portugal assinala hoje o renascer da construção naval e em Viana do Castelo", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

O governante falava a bordo do navio Atlântida, onde decorreu assinatura do primeiro contrato de construção naval celebrado pela West Sea desde que o grupo assumiu, em maio, a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

O contrato hoje assinado nos estaleiros entretanto subconcessionados à West Sea prevê a construção de um navio-hotel para a Douro Azul, num investimento de 12 milhões de euros.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.