Primeiros casos de dengue registados fora de Luanda e Malanje

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 29 jul (Lusa) - A epidemia de dengue em Angola chegou agora a mais duas províncias, Cuanza Sul e Uíje, quando até aqui estava confinada a Luanda e Malanje, segundo o boletim da Direção Nacional de Saúde Pública enviado hoje à Lusa.

O documento, relativo ao período entre os dias 19 e 25 deste mês, adianta que foram notificados mais 30 casos, sem a ocorrência de óbitos.

A epidemia de dengue totaliza agora 1008 casos, dos quais 736 foram confirmados laboratorialmente desde o início do surto, a 12 de março deste ano.

Segundo o boletim, os 30 casos - 14 em Luanda, 15 no Cuanza Sul e um no Uíje - representam um aumento em mais 27 casos comparativamente à semana anterior, altura em que foram notificados apenas três.

Relativamente aos casos anteriormente reportados na província de Malanje, a 400 quilómetros de Luanda, as autoridades sanitárias esclarecem que são provenientes da capital do país.

As medidas preventivas e de combate à doença continuam a ser levadas a cabo pelo Ministério da Saúde, com a recolha de dados para a elaboração do boletim epidemiológico, o tratamento de criadouros de larvas com produtos biológicos e a pulverização extra e dentro de casa em todos os municípios e distritos de Luanda.

A formação dos profissionais de saúde das províncias de Luanda, Malanje, Cuanza Sul, Uíje e Lunda Norte continua a decorrer, bem como a recolha e envio de amostras para a deteção do agente etiológico.

As autoridades sanitárias angolanas consideram controlada a epidemia de dengue em Angola, que desde o início já provocou 10 óbitos.

NME // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.