Sobrinho diz que Salgado conhecia problema de crédito no BESA

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O antigo presidente do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, afirmou hoje que Ricardo Salgado, líder histórico do BES, sabia do problema ao nível da carteira de crédito no BESA, que originou imparidades superiores a três mil milhões de euros.

Questionado sobre se a questão creditícia do BESA era do conhecimento de Ricardo Salgado, Sobrinho, que está a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES/GES, disse que "tinha que ser".

"Eu não reportava ao dr. Ricardo Salgado. [O BESA] era uma subsidiária e pelos estatutos, eu reportava ao conselho de administração do BESA, presidido por Ricardo Abecassis Espírito Santo. Reuníamos trimestralmente", assinalou Sobrinho.

Já a relação com Salgado, na qualidade de acionista deste, era mensal, revelou, assegurando, mais tarde, que "os grandes riscos eram conhecidos em Lisboa".

Num dado momento da audição, Sobrinho puxou da ironia e afirmou que "o buraco de 5,7 mil milhões de dólares [do BESA] descobriu-se nos meses de férias em PT, julho, agosto e setembro".

Sobre as explicações que deu aos deputados para o seu afastamento da liderança do BESA e a consequente substituição por Amílcar Morais Pires, antigo administrador financeiro do BES e homem da confiança de Salgado, sobressaiu a consideração que tal aconteceu devido a diferentes estratégias que tinham para o banco.

"Tínhamos visões diferentes para o futuro do BESA", afirmou Sobrinho, que passou o testemunho a Morais Pires, que era responsável pelo departamento internacional do BES.

Antes, o responsável já tinha apontado para as declarações proferidas por Ricardo Salgado no parlamento, a propósito da mesma matéria.

"Ele disse que foi contactado por pessoas angolanas que pediram que ele me afastasse. Disse que havia clientes (empresas portuguesas) que diziam que não conseguiam falar comigo. Foram as razões aqui apresentadas pelo dr. Salgado para não me reconduzir no mandato", sublinhou.

Num dos raros momentos de descontração nos trabalhos de hoje, que já decorrem há três horas, Sobrinho ilustrou a relação entre BES e BESA com o anúncio publicitário que juntou numa música o futebolista português Cristiano Ronaldo e o artista angolano Anselmo Ralph.

DN/PPF // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.