Álvaro Sobrinho garante que comissão de venda da Escom chegou à ES Resources

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O antigo presidente executivo do BES Angola (BESA), Álvaro Sobrinho, garantiu hoje que um sinal de 85 milhões de dólares sobre o acordo de venda da Escom chegou à Espírito Santo Resources, mas assevera não saber o destino do dinheiro.

"Quem recebeu [o dinheiro] foi a ES Resources", declarou Sobrinho no parlamento, na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), onde está a ser ouvido.

O sinal, de 85 milhões de dólares, foi recebido pela 'holding' responsável pelos investimentos não financeiros do Grupo Espírito Santo, advogou Sobrinho.

O negócio, de que o antigo presidente do BESA dizia conhecer apenas "parte", acabou por não avançar, como foi "público", sublinhou.

A venda da Escom, empresa do GES que geria os ativos não financeiros em Angola, foi noticiada por diversas vezes como estando em curso, sendo a Sonangol a entidade que iria fazer a aquisição.

Álvaro Sobrinho está desde as 16:00 a ser ouvido no parlamento, intervindo sobre diversas matérias, nomeadamente referentes a Angola.

As insuficiências de capital na entidade angolana, que levaram à criação de uma garantia estatal de Angola sobre 3,3 mil milhões de euros, têm sido um dos pontos centrais da comissão de inquérito.

O BES Angola, de onde Sobrinho saiu no final de 2012 da presidência, cedeu empréstimos superiores a 5,7 mil milhões de dólares, montante em local indefinido.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do Banco Espírito Santo (BES), o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.