Câmara de Viseu comprou Casa das Bocas para instalar Unidade de Saúde Familiar

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 18 dez (Lusa) -- A Câmara de Viseu comprou a Casa das Bocas por 230 mil euros com a intenção de aí instalar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) de apoio ao centro histórico, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

"Vamos depois candidatar este edifício a fundos comunitários para fazer a sua reabilitação e o próprio Ministério da Saúde irá equipá-lo com o que for necessário para o funcionamento de uma USF", explicou Almeida Henriques aos jornalistas, no final da reunião da Câmara.

Na reunião de hoje foi aprovada a ratificação do contrato promessa de compra e venda do edifício, que se insere na estratégia de revitalização do centro histórico, ao permitir criar "um novo serviço-âncora".

Situada na Rua João Mendes (também conhecida por Rua das Bocas), esta é uma casa senhorial que deve o seu nome às gárgulas existentes sob o beiral do telhado.

"Se há uma coisa que iremos preservar é seguramente a fachada do edifício e manter as gárgulas que lá estão", assegurou o autarca.

Almeida Henriques disse já ter pedido à Sociedade de Reabilitação Urbana que faça o projeto de reabilitação, estimando que as obras custem cerca de 600 mil euros.

"Depois, faremos um contrato de cedência ao Ministério da Saúde", acrescentou.

Segundo o autarca, ainda não foi estabelecido o cronograma final da USF com o Ministério da Saúde.

Durante a reunião de hoje foi também abordada a possibilidade de colocar câmaras de vigilância para regulação de tráfego nalgumas zonas da cidade e, ao mesmo tempo, prevenir atos de vandalismo.

"Seria no centro histórico, na Cava de Viriato e na parte do funicular. São as três zonas da cidade onde há mais vandalismo", explicou aos jornalistas, acrescentando que pediu à PSP que avalie essa possibilidade.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".