Autarca de Bragança considera positivo avanço para retomar carreira aérea

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 18 dez (Lusa) -- O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, considerou hoje "uma notícia positiva" a decisão do Governo relativa ao financiamento para retomar a carreira aérea suspensa há dois anos.

"É uma notícia positiva. Significa que o Governo definiu um montante máximo e que pretende garantir a ligação do Nordeste Transmontano com o sul do país", afirmou à agência Lusa.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um montante até 7,8 milhões de euros para subsidiar durante três anos a carreira aérea e fonte do Ministério da Economia explicou à agência Lusa que este valor será pago diretamente à operadora que vier a ganhar o concurso previsto para o próximo ano.

Para Hernâni Dias, este "é o início de um processo que trará o avião de volta a Trás-os-Montes".

Porém, o autarca social-democrata afirmou estar "expetante para perceber as condições e se esta solução satisfaz os interesses dos cidadãos de Bragança que pretendam deslocar-se a Lisboa" e daqueles que da capital procurem Trás-os-Montes.

Hernâni Dias disse desconhecer ainda as condições em que a ligação será retomada e, por isso, escusou-se a tecer comentários sobre o facto de a solução para financiamento agora apresentada pelo Governo ser a mesma que vigorava anteriormente e que serviu de justificação para a suspensão dos voos.

"Gostaria de ver os termos, as condições para depois poder opinar", declarou.

A região de Trás-os-Montes teve voos regulares durante 15 anos com a carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa, subsidiada pela União Europeia em 2,5 milhões de euros anuais diretamente às operadoras.

Em novembro de 2012, o Governo decidiu suspender os voos alegando que Bruxelas não autorizava mais este tipo de ajuda.

Em agosto de 2013, o executivo português chegou a publicar em Diário da República um novo modelo de financiamento com subsídio ao bilhete pago aos cidadãos, mas que acabou por abandonar.

Mais recentemente, em maio, foi conhecida a proposta de alargar a carreira a Viseu, Cascais e Portimão, com os voos a fazerem escala no aeródromo de Tires, ao invés do aeroporto da Portela.

HFI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).