Freguesia de Vila Real muda nome de 84 para 09 caracteres após consulta popular

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 18 dez (Lusa) -- A junta da maior freguesia do concelho de Vila Real, após uma consulta pública, escolheu uma nova designação, reduzindo de 84 para 09 os caracteres que compõem atualmente o nome, afirmou hoje à Lusa o presidente.

A União de Freguesias de Vila Real - Nossa Senhora da Conceição, São Pedro e São Dinis, que resultou da reorganização administrativa que juntou as três juntas da cidade, onde estão recenseadas cerca de 17 mil pessoas, passa agora a chamar-se apenas Vila Real.

Francisco Rocha revelou que entre os 571 votantes, 305 optaram pelo nome Vila Real e 260 preferiram Dom Dinis, as duas designações em votação.

"O atual nome oficial desta freguesia tem 84 carateres e não há formulário nenhum oficial ou não sendo oficial que contenha espaço para pôr este nome", disse o autarca.

Sublinhando que o "processo de reorganização não levou em linha de conta este caráter prático do nome das freguesias".

Depois de aprovado pelo executivo da junta, o nome terá de ser autorizado pela Assembleia da Freguesia, depois seguir para a Câmara Municipal e, posteriormente, ser remetido à Assembleia da República, para que, aí, "seja oficialmente decretado o novo nome da freguesia", explicou.

"O processo, se tudo correr bem, poderá estar concluído até finais de abril de 2015", salientou.

Para mudar a sua designação, a União de Freguesias decidiu envolver os cidadãos eleitores e realizar uma consulta pública que decorreu entre 02 e 16 de dezembro.

O nome Junta de Freguesia de Vila Real foi escolhido pelo contexto territorial, já que as três antigas freguesias correspondem à cidade de Vila Real.

A hipótese de Dom Dinis pretendia servir de homenagem àquele que é considerado o fundador da cidade.

Os dois nomes que foram a votos foram escolhidos por uma comissão especializada com peritos e pessoas ligadas à história local e integrou ainda representantes dos cinco partidos políticos que concorreram às últimas eleições na freguesia.

"Não havia preferências nos nomes, o nosso único objetivo foi o de facilitação", considerou.

A eleição decorreu "com normalidade e sem incidentes", adiantou Francisco Rocha.

"O conceito de cidadania também passa por estes processos de escolha", referiu.

SYF (PLI) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.