2014 vai ser o melhor ano de reabilitação urbana no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 dez (Lusa) - O presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo, Álvaro Santos, disse hoje que 2014 vai ser o melhor ano de reabilitação urbana na cidade, em particular no centro histórico.

Álvaro Santos falava à agência Lusa a propósito da conferência internacional "CSI Europe: City Sustainable Investment in Europe - Making financial instruments work for cities", que está a decorrer no Porto até sexta-feira.

"Os indicadores hoje são muito positivos. 2014 foi o melhor ano de reabilitação urbana no Porto e em particular no centro histórico. Mas naturalmente que nós temos a ambição de facilitar ou promover um crescimento exponencial desta reabilitação urbana", disse o presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo.

Álvaro Santos disse ainda que até ao final de setembro deste ano foi atingido um número de 850 pedidos de licenças para reabilitação urbana de edifícios no centro histórico do Porto, que "correspondem a um crescimento de 70% relativamente ao ano passado todo", estimando que até ao final do ano este número chegue aos mil.

"Há vários fatores que contribuem para isto mas não nos podemos desligar do papel e de todo o passado e experiência acumulada que a Porto Vivo tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 10 anos e que possibilitou que 2014 vá ser o melhor ano de reabilitação urbana no Porto", considerou.

De acordo com o responsável, o objetivo é que os próximos anos sejam ainda melhores e por isso é que o Grupo de Ação Local, coordenado pela Porto Vivo, vai propor ao Governo a criação de um fundo de desenvolvimento urbano para apoiar projetos de reabilitação.

Conforme a agência Lusa noticiou no início de novembro, de acordo com a proposta, este fundo seria financiado em parte pelos fundos comunitários e uma outra parte pela banca comercial.

"O Grupo de Ação Local propõe a criação de um fundo de desenvolvimento urbano em Portugal à semelhança do que se passa noutros países e à semelhança também da boa experiência que o Jessica nos deixou", disse então Álvaro Santos, que acrescentou que este fundo destinar-se-ia a "apoiar iniciativas, públicas ou privadas, em espaço urbano e concretamente projetos de reabilitação urbana", pretendendo o grupo apresentar esta proposta ao Governo até fevereiro de 2015.

Na opinião do presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo, o facto de este seminário ser realizado nos Paços do Concelho "encerra aqui um grande significado" de o acionista Câmara do Porto "está muito empenhado e muito dedicado a estas questões da reabilitação e acredita que este é um fundo que pode dar aqui um contributo muito importante no próximo período de programação 2014-2020 para que se possibilite uma massificação da reabilitação urbana no Porto".

JF // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).