Câmara de Vouzela recupera tradições para o centenário das Festas do Castelo

| País
Porto Canal / Agências

Vouzela, Viseu, 18 dez (Lusa) - No ano em que as Festas do Castelo vão assinalar o seu centenário, as tradições que fizeram parte da sua história vão ser recuperadas, destacando-se o baile das Capuchas, disse hoje fonte da Câmara de Vouzela.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Cultura da Câmara de Vouzela, Carla Maia, explicou que foi pensado "um vasto programa" que tem por objetivo recuperar e revitalizar algumas tradições que fizeram parte da história dos 100 anos das Festas do Castelo.

"Vamos ter 100 dias em festa, com um conjunto alargado de atividades musicais, culturais e desportivas. O Município de Vouzela pretende celebrar e promover a efeméride através da valorização da dimensão histórica e simbólica", alegou.

Os 100 dias em festa decorrem de 08 de maio a 17 de agosto de 2015 e, apesar de pretenderem recriar tradições, "foi sempre tida em conta a componente da modernidade".

"Pretendemos construir as memórias das novas gerações através da aposta na recuperação de tradições, aliada a uma fonte de renovação autêntica e inovadora", acrescentou.

De acordo com Carla Maia, o baile das Capuchas - que deixou de se realizar há largos anos - fará parte da programação, "sendo recriado o ambiente intimista deste evento que decorria nos Bombeiros".

A salva de 21 tiros e a erguida do mastro na Senhora do Castelo são outras das tradições a recuperar.

"Queremos que esta seja uma festividade de todas as freguesias do concelho e não apenas da vila de Vouzela. Pretendemos que toda a população do concelho se identifique com esta festa", realçou.

Para envolver as freguesias do concelho, estão previstas duas atividades de destaque: o Desfile Etnográfico das Freguesias e o Dia das Freguesias.

"O nosso objetivo primordial é envolver todas as forças vivas das nossas freguesias", informou.

As Festas do Castelo têm um orçamento que "rondará os 60 a 70 mil euros".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.