Novo 'patrulha' dos Estaleiros Viana para Marinha inicia quarta-feira provas de mar

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 29 jul (Lusa) - O novo 'patrulha' em construção nos Estaleiros de Viana vai iniciar provas de mar na quarta-feira e a entrega à Marinha deverá acontecer até final do ano, disse hoje à Lusa fonte do ministério da Defesa Nacional.

O NRP (Navio da República Portuguesa) Figueira da Foz é o segundo Navio de Patrulha Oceânica (NPO) da classe "Viana do Castelo" construído naqueles estaleiros, tendo já a respetiva guarnição em formação.

Dependendo das provas de mar que agora começam a ser realizadas - ainda a cargo da empresa, sem guarnição da Marinha, destinadas a testar a capacidade do navio e a detetar eventuais anomalias -, a entrega deverá ser concretizada entre novembro e dezembro deste ano.

Fonte da Marinha tinha já avançado à agência Lusa a designação do capitão-tenente Correia Guerreiro como futuro comandante do NRP Figueira da Foz.

À semelhança do NRP Viana do Castelo - o primeiro da classe, entregue em abril de 2011 -, a guarnição deste segundo 'patrulha' será composta por um capitão-tenente (comandante), quatro oficiais subalternos, oito sargentos e 25 praças.

O NRP Figueira da Foz integra uma encomenda de oito NPO feita em 2004 pelo Ministério da Defesa - na altura liderado por Paulo Portas - aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para substituir a frota de corvetas, com 40 anos de serviço.

Este primeiro par custou mais de 100 milhões de euros.

A construção dos restantes seria revogada já pelo atual Governo, através de uma resolução que em 2012 anulou a encomenda aos estaleiros de Viana dos outros seis NPO e das cinco Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC), negócio avaliado em 400 milhões de euros.

Fonte governamental explicou na altura à agência Lusa que esta revogação pretendia salvaguardar o "interesse do Estado" no processo de reprivatização dos estaleiros, que estava em curso à data, por ser um compromisso que implicaria pagamentos na ordem dos 57 milhões de euros em 2013 e 38 milhões de euros no ano seguinte.

Contudo, o projeto destes navios "permanecerá na propriedade do Estado".

Com esta revogação será apenas concluída a construção do segundo navio, o NRP Figueira da Foz, e do primeiro, o NRP Viana do Castelo, já entregue à Marinha mas ainda em período de garantia.

O segundo 'patrulha' deveria ter chegado à Marinha em setembro de 2011 mas a sua construção esteve praticamente parada até final de 2012 por falta de recursos financeiros dos estaleiros para adquirir material, avaliado entre cerca de oito milhões de euros.

Com desenho próprio dos Estaleiros de Viana, estes navios têm 83 metros de comprimento, capacidade para receber até 67 pessoas e podem transportar um helicóptero Lynx.

Concebidos como navios militares não combatentes, podem ser utilizados para fiscalização, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar.

PYJ // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.