Galp considera que economia está "perto do fundo" e antecipa semestre "muito difícil"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) -- O presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, acredita que a conjuntura económica está "perto do fundo", mas antecipa "um semestre difícil pela frente", o que obriga a petrolífera a adotar uma estratégia menos dependente da Península Ibérica.

Na conferência de imprensa de divulgação dos resultados do primeiro semestre deste ano, Ferreira de Oliveira afirmou que "a Galp aguenta-se fruto da sua atividade internacional", numa altura em que o contexto adverso em Portugal e Espanha continua a afetar as vendas da petrolífera nacional.

Apesar dos sinais de inversão na quebra do consumo em Portugal, com a desaceleração da redução da venda de combustíveis verificada sobretudo entre abril e junho, o gestor diz que a empresa está preparada para o pior.

"Antecipamos um semestre difícil pela frente, com a continuação do ambiente recessivo. Tentamos reduzir custos enquanto aguardamos que novos ventos soprem", acrescentou.

De acordo com os dados da Galp, em Portugal, o consumo de gasolina e de gasóleo caiu 5% no primeiro semestre, enquanto em Espanha a redução foi de 8 e 6%, respetivamente.

No primeiro semestre, a Galp conseguiu aumentar as exportações em 19% em relação ao semestre homólogo, para mais de dois mil milhões de euros, com o gasóleo a substituir a gasolina como produto mais exportado, graças ao investimento feito nas refinarias de Matosinhos e de Sines. Espanha, Estados Unidos, Gibraltar e Marrocos foram os principais mercados de destino.

Com esta evolução, as exportações da Galp representaram 9% do total das exportações nacionais nos primeiros cinco meses do ano, elevando o contributo que, em 2012, foi de 7% (3,2 mil milhões em 45,4 mil milhões).

O lucro da Galp caiu 9,3% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 162 milhões de euros, devido ao início da amortização de investimento, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que, em termos trimestrais, a Galp registou um resultado líquido ajustado de 86 milhões de euros, o que representa uma descida de 42 milhões face ao mesmo período do ano passado.

O resultado líquido ajustado (RCA - Replacemente Cost Adjusted) exclui o efeito 'stock' e eventos não recorrentes e é considerado como o indicador que melhor descreve o desempenho da empresa.

Em relação à venda da participação de 5% que detinha na espanhola Companía Logística de Hidrocarburos (CLH) por 111 milhões de euros à British Columbia Investment Management Corporation, Ferreira de Oliveira explicou que "nunca foi um ativo estratégico".

"Era um investimento financeiro e decidimos que era altura de alienar. Não tínhamos nenhuma relevância nesse ativo", acrescentou.

JNM (PMC) // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.