Descida do preço do petróleo "positiva" para EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 17 dez (Lusa) - A queda do preço do petróleo é globalmente "positiva" para a economia dos Estados Unidos, afirmou hoje a presidente da Reserva Federal, Janet Yellen.

"Do ponto de vista dos Estados Unidos, o declínio que vemos no preço do petróleo deverá ser positivo (...). Sem dúvida que é bom para as famílias. Ficam com mais dinheiro, dado que gastam menos em combustível e energia", afirmou a dirigente do banco central norte-americano, numa conferência de imprensa em Washington, acrescentando que isso favorece o poder de compra.

O preço do petróleo já caiu mais de 30% desde junho, fixando-se atualmente o preço do barril em cerca de 60 dólares.

Segundo Yellen, esta descida também pode ter efeitos negativos e afastar a inflação dos 2% definidos como objetivo pela Fed.

Os efeitos serão, no entanto, apenas "transitórios", acrescentou.

O banco central norte-americano anunciou hoje que decidiu deixar as taxas de juro inalteradas e mantê-las ao nível atual (próximas de zero) "por um período considerável", ao mesmo tempo que prometia seguir "de perto" a evolução da inflação, que se tem mantido abaixo da meta fixada.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.