Info

Empresários de Viseu querem pequena estrutura para captação de investimento

| País
Fonte: Agência Lusa

Viseu, 17 dez (Lusa) -- O presidente do Conselho Empresarial da Região de Viseu (CERV), João Cotta, defendeu hoje a criação de uma "estrutura muito ágil, pequena, flexível" ao nível das NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) III para captação de investimento.

Ao intervir num seminário sobre os desafios e as oportunidades para as empresas da região, João Cotta referiu que Viseu está disponível para acolher uma experiência piloto a esse nível.

"A ideia é que em cada NUT III seja criada uma estrutura muito ágil, pequena, flexível, com pessoas preparadas, qualificadas, selecionadas por mérito", explicou no final do encontro, aos jornalistas.

O objetivo desta estrutura, que poderia reportar à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), seria a captação de investimento através da "chamada pesca a linha".

Segundo João Cotta, a estrutura faria "uma prospeção de mercado, uma leitura do mercado europeu e global" e detetaria oportunidades para conseguir investimento para a região e em termos de exportação.

"Significa ter uma AICEP à escala da NUT III, com custos controlados, orientada para objetivos, comprometida com resultados e que nos permita ser autónomos", explicou, considerando que, apesar de a AICEP fazer esse papel, "se calhar, muitas oportunidades passam ao lado da região de Viseu".

Na opinião do presidente do CERV, esta seria "uma forma de descentralização ativa", competindo depois as regiões entre si.

"É um trabalho a longo prazo, que vai pressupor muitas visitas e dessas visitas apenas 10% darão resultado. Mas só semeando é que conseguimos atrair investimento", frisou.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, que participou no seminário, considerou a criação desta estrutura "uma ideia muito interessante", que se comprometeu a apoiar.

Segundo Leonardo Mathias, o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, "é a pessoa indicada" para fazer essa proposta a nível governamental.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Publicada lista das 578 escolas onde amianto vai ser retirado. 218 ficam no Norte

A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, segundo o Diário da República.

Portugal com mais seis mortos e 345 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na segunda-feira e mais 345 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado em relação a 2018

 A criminalidade violenta e grave subiu 3% no ano passado relativamente a 2018, tendo sido registados 14.398 crimes violentos, 40 por dia, segundo dados do Relatórios Anual de Segurança Interna que deverá ser aprovado hoje.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.