Empresários de Viseu querem pequena estrutura para captação de investimento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 17 dez (Lusa) -- O presidente do Conselho Empresarial da Região de Viseu (CERV), João Cotta, defendeu hoje a criação de uma "estrutura muito ágil, pequena, flexível" ao nível das NUT (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) III para captação de investimento.

Ao intervir num seminário sobre os desafios e as oportunidades para as empresas da região, João Cotta referiu que Viseu está disponível para acolher uma experiência piloto a esse nível.

"A ideia é que em cada NUT III seja criada uma estrutura muito ágil, pequena, flexível, com pessoas preparadas, qualificadas, selecionadas por mérito", explicou no final do encontro, aos jornalistas.

O objetivo desta estrutura, que poderia reportar à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), seria a captação de investimento através da "chamada pesca a linha".

Segundo João Cotta, a estrutura faria "uma prospeção de mercado, uma leitura do mercado europeu e global" e detetaria oportunidades para conseguir investimento para a região e em termos de exportação.

"Significa ter uma AICEP à escala da NUT III, com custos controlados, orientada para objetivos, comprometida com resultados e que nos permita ser autónomos", explicou, considerando que, apesar de a AICEP fazer esse papel, "se calhar, muitas oportunidades passam ao lado da região de Viseu".

Na opinião do presidente do CERV, esta seria "uma forma de descentralização ativa", competindo depois as regiões entre si.

"É um trabalho a longo prazo, que vai pressupor muitas visitas e dessas visitas apenas 10% darão resultado. Mas só semeando é que conseguimos atrair investimento", frisou.

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, que participou no seminário, considerou a criação desta estrutura "uma ideia muito interessante", que se comprometeu a apoiar.

Segundo Leonardo Mathias, o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, "é a pessoa indicada" para fazer essa proposta a nível governamental.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).