Estaleiros: West Sea recebe primeira encomenda sete meses após assumir concessão

| Economia
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 17 dez (Lusa) - A West Sea vai construir um navio para a Douro Azul, o primeiro desde que o grupo assumiu, em maio, a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), disse hoje à Lusa fonte da empresa.

De acordo com a mesma fonte, o contrato de construção vai ser assinado na sexta-feira, às 15:00, pelos presidentes dos grupos Douro Azul e a West Sea, empresa criada pela Martifer para gerir a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC.

Ainda segundo aquela fonte, o novo barco-hotel Viking Osfrid vai reforçar a frota da Douro Azul e irá operar no rio Douro, em para empresa norte-americana Viking River Cruises.

Questionada pela Lusa a fonte da West Sea remeteu para sexta-feira todos os esclarecimentos sobre o montante do investimento, e o prazo de construção daquela embarcação.

Desde 02 de maio, altura em que assumiu a subconcessão dos ENVC a West Sea já contratou 130 trabalhadores, a "maioria", antigos funcionários daquela empresa pública.

Na carteira de encomendas a empresa conta, até agora, com 22 reparações e reconversões de navios oriundos de todo o mundo.

Esta semana, a Douro Azul anunciou estar a equacionar a venda do 'ferryboat' Atlântida tendo parado as obras de reconversão do navio para cruzeiros de luxo que deveriam decorrer nos estaleiros da West Sea, num investimento de seis milhões de euros.

A intervenção agora travada deveria estar concluída em outubro de 2015, mês em que a Douro Azul anunciou a partida do navio para o Brasil, onde teria a sua primeira viagem comercial agendada para 02 de janeiro de 2016.

Em comunicado esta semana à Lusa, a empresa justificou a alteração de planos por ter "em carteira, vários desafios e alternativas válidas para o Atlântida para operar em águas internacionais, seja numa operação típica de ferry, seja no apoio a plataformas petrolíferas".

Segundo a empresa presidida por Mário Ferreira a Noruega, Antártida, costa oeste de África e Malta são os destinos possíveis para o navio construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

"A qualidade técnica e operacional do navio Atlântida não passou despercebida a vários operadores internacionais que contactaram a Douro Azul no sentido de, em parceira ou individualmente, darem um novo destino à embarcação", afirmou o empresário citado naquela nota enviada à imprensa.

O navio foi comprado em setembro passado, através de concurso público internacional, pela Mystic Cruises, do grupo Douro Azul (cruzeiros turísticos) por 8,75 milhões de euros.

"A opção de operação do Atlântida em outras paragens não implica o final do projeto da Mystic Cruises, operadora de cruzeiros do Grupo DouroAzul, na Amazónia, que regressa ao modelo original com uma embarcação construída de raiz, preferencialmente em Portugal", lê-se no comunicado da Douro Azul.

O "Atlântida" foi encomendado pelo Governo dos Açores, que depois o rejeitaria em 2009 devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

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