Câmara do Fundão exige ao Governo reunião urgente sobre devolução do hospital

| Norte
Porto Canal / Agências

Fundão, Castelo Branco, 17 dez (Lusa) - A Câmara do Fundão pediu uma reunião "com caráter de urgência" ao Ministério da Saúde para ficar a conhecer o processo de devolução do hospital local à Misericórdia do Fundão, disse hoje o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Fernandes (PSD) explicou que a autarquia não foi informada da intenção governamental e que só ficou a saber do acordo pelas notícias da comunicação social, o que classificou como "absolutamente inacreditável".

"Tudo o que sabemos é o que tem sido noticiado na comunicação social, motivo pelo qual já solicitámos ao senhor ministro da Saúde uma reunião com caráter de urgência para ficarmos a conhecer o que é que efetivamente está em causa, até porque estamos a falar de uma área muito importante para a nossa população", afirmou.

O autarca assumiu estar "muito preocupado" com as eventuais implicações do acordo, que foi divulgado na terça-feira no âmbito da assinatura, em Lisboa, do Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, e mostrou "estranheza" pela forma "aparentemente urgente, acelerada e precipitada" com que o processo parece ter sido conduzido.

Paulo Fernandes lembrou que estava a decorrer um processo negocial com a tutela e que envolve um acordo tripartido (estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, a autarquia e o Centro Hospitalar da Cova da Beira - CHCB), o qual prevê a criação de um conjunto de valências, entre as quais a Unidade de Medicina Nuclear do Fundão.

"Esta forma de conduzir os processos, principalmente sem que as partes tenham conhecimento, não facilita nada as coisas e cria sempre desconfiança. Espero que, pelo menos, o CHCB seja envolvido na parte negocial", afirmou.

Paulo Fernandes garantiu ainda que o município estará "frontalmente contra qualquer alteração que não salvaguarde um conjunto de condições" que considera "fundamentais e vitais".

Entre as exigências do município estão a de que os serviços se mantenham integrados no Serviço Nacional de Saúde, que todas as valências existentes atualmente sejam mantidas, que se proceda ao reforço dos serviços com a inclusão do que está previsto no protocolo tripartido e ainda que não seja posta em causa a sustentabilidade do CHCB, quer em termos financeiros, quer de massa crítica e de ensino universitário.

"Não queremos, nem aceitaremos, que um hospital que atualmente trem valências e serviços hospitalares seja transformado num lar, apenas reduzido a cuidados continuados", concluiu.

Entretanto, em nota hoje divulgada, a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) afirmou que esta é uma "oportunidade para inverter o processo de esvaziamento de serviços" do hospital do Fundão, garantindo que reivindicará a manutenção e reforço das valências no processo negocial que se iniciará em breve.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração do CHCB, Miguel Castelo Branco, remeteu esclarecimentos para nota a enviar durante a tarde de hoje.

A intenção do Governo de devolver o hospital local à SCMF baseia-se num decreto-lei de outubro de 2013, que estabeleceu a possibilidade de os hospitais das misericórdias que foram integrados no setor público pudessem ser devolvidos às instituições de origem, mediante a celebração de um acordo de cooperação com um prazo de 10 anos.

O processo de devolução arrancou com os hospitais de Fafe, Anadia e Serpa, a 14 de novembro, e contará agora com uma segunda fase, que integra os hospitais de São João da Madeira, Santo Tirso e Fundão, que agora iniciarão, caso a caso, um processo negocial para estabelecer as condições em que a devolução ocorrerá.

O decreto-lei que prevê as devoluções aponta que os acordos devam ser precedidos de um estudo que demonstre que os encargos globais do SNS diminuem, em pelo menos, 25%.

CYC (SV/HN) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.