Ferreira de Oliveira considera que Energia tem "uma relação ótima" com Ambiente

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) - O presidente da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, considerou hoje que faz sentido juntar a Energia, o Ambiente e o Ordenamento do Território num ministério, porque "a energia é um motor da economia, mas tem muitas relações com o ambiente".

Questionado sobre a nova orgânica governamental, decorrente da sétima remodelação do executivo de maioria PSD/CDS-PP, Ferreira de Oliveira considerou que faz sentido a pasta da energia ser incluída no novo ministério, porque a energia tem "uma relação ótima" com o ambiente.

"Não sou especialista em organização do Governo", disse o presidente executivo da Galp, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados relativos ao primeiro semestre, adiantando que se sente bem com a energia "tanto do lado da Economia como do Ambiente".

Na sétima remodelação do Governo, o chefe do executivo retirou Álvaro Santos Pereira de ministro da Economia, substituindo-o pelo dirigente centrista António Pires de Lima, e colocou o atual coordenador da direção nacional do PSD, Jorge Moreira da Silva, à frente de uma nova pasta do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

O lucro da Galp caiu 9,3% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 162 milhões de euros, devido ao início da amortização de investimento, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que, em termos trimestrais, a Galp registou um resultado líquido ajustado de 86 milhões de euros, o que representa uma descida de 42 milhões face ao mesmo período do ano passado.

O resultado líquido ajustado (RCA - Replacemente Cost Adjusted) exclui o efeito stock e eventos não recorrentes e é considerado como o indicador que melhor descreve o desempenho da empresa.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.