Lucro da Galp cai 9,3% no primeiro semestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) - O lucro da Galp caiu 9,3% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 162 milhões de euros, devido ao início da amortização de investimento, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que, em termos trimestrais, a Galp registou um resultado líquido ajustado de 86 milhões de euros, o que representa uma descida de 42 milhões face ao mesmo período do ano passado.

O resultado líquido ajustado (RCA - Replacemente Cost Adjusted) exclui o efeito stock e eventos não recorrentes e é considerado como o indicador que melhor descreve o desempenho da empresa.

Esta queda foi, segundo a petrolífera, causada pelo "aumento das amortizações e depreciações, devido ao início da depreciação do complexo de hydrocracking [processo em de transformação de hidrocarbonetos de petróleo em gasolina], e da diminuição dos resultados financeiros".

Nos seis primeiros meses do ano, a petrolífera registou um aumento da produção 'net entitlement', ou seja, aquela a que a Galp Energia tem de facto direito, de 12%, tendo o Brasil representado 58% desta produção.

Segundo adianta a empresa, o valor médio do "dated Brent"

no primeiro semestre foi de 107,5 dólares por barril, menos 5% que no período homólogo de 2012.

Neste período, explica a Galp, a cotação foi influenciada pela instabilidade política em alguns países produtores de petróleo e pelo embargo dos Estados Unidos e da Europa ao crude iraniano.

De acordo com a informação da Galp, o volume no mercado de produtos petrolíferos no mercado ibérico registou uma descida de 6% no segundo trimestre devido, sobretudo, à evolução negativa do mercado espanhol, que contraiu 6%, sendo que, em Portugal, o mercado desceu quatro por cento.

Apesar da queda, a descida do mercado de produtos petrolíferos registou um abrandamento face à variação anual registada no primeiro trimestre deste ano, salienta a empresa.

Também o mercado de gás natural na Península Ibérica contraiu 5% no período entre março e junho, devido à diminuição do consumo do segmento elétrico em 44%, causada pelo aumento da produção hídrica de eletricidade.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.