PSD Ponte de Lima recolhe assinaturas para realização de referendo

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 15 dez (Lusa) - O PSD de Ponte de Lima vai iniciar na terça-feira a recolha de assinaturas com vista à realização de um referendo sobre a deslocalização da Câmara Municipal para um novo edifício orçado em 6,5 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD, Mário Ferreira, afirmou que na terça-feira vai "iniciar contactos com as forças políticas, com assento na Assembleia Municipal (AM), para a recolha das 27 assinaturas necessárias à convocação de uma sessão extraordinária daquele órgão para aprovação da consulta pública".

"Estamos confiantes de que não será difícil reunir este número de assinaturas face à grande contestação que este projeto tem sido alvo. O pedido de agendamento da reunião extraordinária será depois enviado para o presidente da AM, que terá um prazo de 15 para se pronunciar", sustentou.

Em causa está o "Projeto Integrado para a Requalificação da Administração e do Serviço Público Municipal", incluído no orçamento de 2015 que prevê, entre outras estruturas, a construção dos novos Paços do Concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

A declaração de reconhecimento do interesse público daquele projeto foi aprovada, no sábado, pela Assembleia Municipal, com 45 votos a favor, 31 contra e duas abstenções. Dos 39 presidentes de Junta do concelho, apenas três votaram contra.

Para o PSD trata-se de um "investimento avultado que não se justifica já que atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções".

Além da recolha de assinatura junto das forças políticas, o PSD vai também iniciar o mesmo procedimento junto da população do concelho.

"Vamos tentar recolher cerca de 3.400 assinaturas que só por si valerão a convocação de um referendo", adiantou Mário Ferreira.

O líder local do PSD assegurou que o partido irá prepara-se para todos os cenários e esgotar todas as possibilidades para a população do concelho seja chamada a pronunciar-se".

Além do PSD e da CDU a intenção da Câmara Municipal, liderada por Vítor Mendes, de construir um novo edifício dos Paços do Concelho dividiu o próprio partido.

Na semana passada, em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular (JP) acusou a autarquia de estar a cometer um "ato criminoso".

Por sua vez, Miguel Pires da Silva, ex-vereador daquela autarquia, considerou que o projeto vai "causar danos irreversíveis no concelho".

"Construir um novo edifício dos Paços do Concelho é um total disparate, uma inutilidade que em nada melhora a qualidade de vida dos Limianos, um ato criminoso. Ponte de Lima não merece tamanho atentado", afirmou.

Na altura, a Lusa contactou o presidente Victor Mendes, que recusou prestar declarações sobre o assunto.

A estrutura local do CDS também se manifestou contra o projeto, com o presidente recém-eleito daquela estrutura, Abel Baptista, a afirmar que o projeto "não traz vantagem para a economia local, não cria postos de trabalho, nem vai representar uma mais-valia para o concelho".

O PSD está igualmente contra por entender que "atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções" e aquando da sua aprovação em reunião do executivo, defendeu a realização de uma consulta popular.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.