Oposição rejeita resultados das eleições legislativas no Camboja

| Mundo
Porto Canal / Agências

Phnom Penh, 29 jul (Lusa) -- A oposição no Camboja anunciou hoje que rejeita os resultados das eleições legislativas de domingo, indicando que a vitória do primeiro-ministro Hun Sen, no poder desde 1985, foi marcada por fraudes.

"O Partido para o Resgate Nacional do Camboja não pode aceitar os resultados (...) porque detetou um grande número de irregularidades graves", afirmou em comunicado.

Grupos de direitos humanos expressaram preocupação de que a tinta usada para marcar os polegares dos eleitores para garantir que não podiam votar mais de uma vez podia ser facilmente lavada.

"É muito difícil proclamar esta eleição como livre e justa", disse à AFP, no domingo, Kol Preap, diretor executivo da 'Transparency International Cambodia'.

A comissão eleitoral do Camboja negou a ocorrência de irregularidades.

O Partido do Povo do Camboja, atualmente no poder, anunciou no final do dia de domingo ter ganho, com maioria absoluta, as eleições legislativas, estimando ter ganho 68 dos 123 assentos da câmara baixa do Parlamento.

O Partido para o Resgate Nacional do Camboja, uma coligação formada pelo Partido Sam Rainsy e o Partido dos Direitos Humanos, elegeu os restantes 55 deputados, ainda assim melhor que os 29 que conseguiu nas eleições anteriores.

FV (NM) // FV.

Lusa/ fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.