Livro de receitas económicas de Associação de Viseu ajuda 15 sem-abrigo

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 15 dez (Lusa) - Uma associação de Viseu reuniu em livro um conjunto de receitas económicas que, para além de ensinarem como poupar reaproveitando sobras de outras refeições, serve essencialmente para angariar verbas para ajudar 15 sem-abrigo da cidade.

"A cidade de Viseu tem atualmente 15 sem-abrigo referenciados, que vamos ajudando, distribuindo 'kits' de comida quente e alguns produtos de higiene. Para ajudar nas despesas, decidimos avançar com um livro, cujas vendas revertem na totalidade a favor do projeto Colher de Esperança", revelou Diana Costeira, diretora do Departamento de Valorização da Vida da Associação Social, Cultural e Espiritualista de Viseu.

O livro de receitas económicas, intitulado "Cozinha onde a magia acontece", é prefaciado e corrigido pelo crítico gastronómico Fernando Melo e nasceu na sequência de um ateliê de cozinha, com vista à economia doméstica.

"As receitas deste livro têm como ingrediente principal sobras de refeições anteriores, e, como tal, o valor médio de investimento é dois a três euros por refeição, para quatro pessoas", evidenciou.

Em declarações à agência Lusa, Diana Costeira explicou que esta foi uma das formas que a associação encontrou para continuar com um projeto - Colher de Esperança - que tem por objetivo prestar apoio à pessoa sem-abrigo.

"Andamos quase que a mendigar apoios estatais, mas com a crise tudo foi suspenso e não temos qualquer tipo de ajuda do Estado. Esta é umas das formas de fazer com que este projeto sobreviva", realçou.

O projeto Colher de Esperança distribuiu cerca de oito mil refeições e 1.200 "kits" de higiene desde 2012 e atualmente já conseguiu alojar três sem-abrigo numa casa cedida por uma voluntária à instituição.

"Todos os meses temos de pagar a água e luz desta casa, por exemplo, e isso só se consegue com algum dinheiro. Este livro, com um custo de 10 euros, pretende ainda promover a gastronomia beirã, divulgando algumas receitas típicas económicas desta região", acrescentou.

Para além da ajuda aos sem-abrigo, a Associação Social, Cultural e Espiritualista de Viseu - que faz parte do CLAS do concelho de Viseu, inserindo um grupo de trabalho que apoia a pessoa sem-abrigo - foca ainda o seu trabalho no projeto LAReS, de apoio a famílias carenciadas.

Ao todo, são apoiadas cerca de 70 famílias, com a distribuição mensal de cabazes com géneros alimentares e de higiene pessoal.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).