Produção de veículos automóveis sobe 7,1% até Novembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 dez (Lusa) - A produção de veículos automóveis aumentou 7,1% até novembro, para 154.805 unidades, mas caiu 1,5% para 14.120 unidades comparativamente a igual mês de 2013, indicou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

A diminuição só em novembro no número total de veículos fabricados em Portugal ficou a dever-se à queda da produção de veículos ligeiros de passageiros (-6,4%) e de veículos pesados (-17,6%), segundo refere a ACAP em comunicado.

No entanto, a produção de veículos comerciais ligeiros cresceu 21,1% em novembro para 3.259 unidades, salienta.

Do total dos 154.805 veículos automóveis produzidos nos primeiros onze meses do ano, 149.449 foram exportados, representando 96,5% da produção total e um crescimento de 5,8% face ao número de veículos vendidos ao exterior no mesmo período do ano anterior.

Por regiões de destino das exportações, a União Europeia absorveu 74,4% da produção nacional, sendo de assinalar a Alemanha que importou 21,4% dos veículos produzidos em Portugal, logo seguida da França (12,8%) e do Reino Unido (10,5%).

Segundo a ACAP, a Ásia absorveu 18,2% das exportações nacionais, sendo que a China importou 16,4%, continuando, depois da Alemanha, a ser o principal país de destino das exportações portuguesas.

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.