CDU/Ponte de Lima diz que presidentes de Junta prestaram "mau serviço" ao concelho

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, Viana do Castelo 15 dez (Lusa) - O PCP de Ponte de Lima acusou hoje presidentes de Junta de Freguesia de "prestarem um mau serviço" ao concelho ao viabilizarem, na Assembleia Municipal, a construção do novo edifício para a Câmara, orçado em 6,5 milhões de euros.

A declaração de reconhecimento do interesse público do projeto, incluído no Orçamento para 2015, foi aprovada no sábado, pela Assembleia Municipal, com 45 votos a favor, 31 contra e duas abstenções. Dos 39 presidentes de Junta do concelho, apenas três votaram contra.

Em comunicado hoje enviado à Lusa, o PCP acusou "os Presidentes de Junta de Freguesia (exceção de Arca e Ponte de Lima, Brandara e Facha) de prestaram um mau serviço ao concelho ao aprovarem o projeto do executivo CDS/PP", por se tratar de um "investimento desastroso que causará graves danos" ao município.

O partido, através da eleita pela CDU Sandra Fernandes, defendeu, na sessão ordinária da Assembleia Municipal, que o projeto "não constituiu qualquer necessidade prioritária e nem tão pouco é fundamentado num estudo rigoroso sobre as suas implicações económicas, sociais, e de desenvolvimento sustentável".

"Ponte de Lima não necessita de espaços físicos desajustados da realidade. A CDU alerta todos os membros eleitos deste órgão deliberativo para a imensa responsabilidade ao aceitarem esta pretensão que em si significa o risco de penhorar o desenvolvimento futuro do concelho que será penosamente agravado com custos desmesurados, exagerados e injustificáveis", lê-se da nota enviada à imprensa.

A intenção da Câmara Municipal, liderada por Víctor Mendes, de construir um novo edifício dos Paços do Concelho dividiu o próprio partido.

Na semana passada, em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular (JP) acusou a autarquia de estar a cometer um "ato criminoso".

Por sua vez, Miguel Pires da Silva, ex-vereador daquela autarquia, considerou que o projeto vai "causar danos irreversíveis no concelho".

"Construir um novo edifício dos Paços do Concelho é um total disparate, uma inutilidade que em nada melhora a qualidade de vida dos Limianos, um ato criminoso. Ponte de Lima não merece tamanho atentado", afirmou.

Na altura, a Lusa contactou o presidente Víctor Mendes, que recusou prestar declarações sobre o assunto.

A estrutura local do CDS também se manifestou contra o projeto, com o presidente recém-eleito daquela estrutura, Abel Baptista, a afirmar que o projeto "não traz vantagem para a economia local, não cria postos de trabalho, nem vai representar uma mais-valia para o concelho".

O PSD está igualmente contra por entender que "atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções" e aquando da sua aprovação em reunião do executivo, defendeu a realização de uma consulta popular.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.