Papa deixa Brasil com "saudade" e pedindo a bispos que não sejam "príncipes"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rio de Janeiro, 28 jul (Lusa) -- O papa Francisco concluiu hoje uma visita de uma semana ao Brasil apelando aos bispos latino-americanos para não se comportarem como "príncipes" autoritários, com agradecimentos pelo acolhimento no maior país católico do mundo e mesmo "saudade".

"Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas - estou certo - tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso", disse o papa antes do regresso a Roma, numa cerimónia de despedida, na Base Aérea do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de Janeiro), em que o vice-presidente brasileiro Michel Temer representou a presidente Dilma Rousseff.

Citado pelo jornal Estado de São Paulo, o papa Francisco mencionou em particular as "saudades" do "entusiasmo dos voluntários", do "olhar dos jovens no Hospital São Francisco", bem como da "fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores da [favela da] Varginha", alguns dos locais por onde passou na última semana.

"Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades", disse o primeiro papa latino-americano, após sete dias no Brasil para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, a primeira visita ao estrangeiro desde que foi entronizado.

O pontífice prometeu voltar ao País em 2017, concluindo o discurso com um "até breve", recebendo do vice-presidente brasileiro votos de "boa viagem" e um convite para regressar sem demora ao Brasil, país com mais fiéis católicos em todo o mundo.

"Na próxima vez [que vier], portanto, simplesmente entre sem pedir licença, porque no coração dos brasileiros sempre haverá um lugar para recebê-lo", disse.

O último dia da visita do papa Francisco ao Brasil ficou marcado por uma missa que o pontífice celebrou perante três milhões de peregrinos, na praia de Copacabana, animada com música e cânticos.

O papa aproveitou a ocasião para anunciar que Cracóvia, na Polónia, a terra natal do papa João Paulo II, acolherá a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016, notícia que mereceu um forte aplauso dos peregrinos, nomeadamente polacos.

Aos bispos da América Latina e das Caraíbas, com quem se encontrou no último dia da visita ao Brasil, o pontífice pediu que sejam "pastores, juntos do povo, homens que amam os pobres e não pensam nem se comportam como príncipes".

"Os bispos devem liderar, o que não é a mesma coisa do que ser autoritário", avisou num discurso em que também advertiu contra o "clericalismo" no qual a igreja projeta uma imagem de poder e de privilégio, cabendo ao leigo orar e obedecer.

"O fenómeno do clericalismo explica, em grande parte, a falta de maturidade e liberdade cristã numa boa parte dos leigos da América Latina", disse.

Aos 60 mil voluntários que ajudaram a organizar a Jornada Mundial de Juventude, que hoje terminou no Rio de Janeiro, o papa agradeceu e pediu que sejam "revolucionários" e que recusem a cultura do provisório que impede que as pessoas se comprometam para sempre.

O papa afirmou que, por seguirem a cultura do provisório, algumas pessoas acreditam que o matrimónio ou o sacerdócio estão fora de moda e que não vale a pena um compromisso para toda a vida.

"Eu peço-vos que sejam revolucionários, que vão contracorrente, contra esta cultura do provisório que julga que vocês não são capazes de assumir responsabilidades e de amar verdadeiramente", afirmou o papa Francisco.

Espera-se que o papa regresse ao Brasil para as comemorações dos 300 anos do descobrimento, no interior de São Paulo, de uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, santa que se tornou a padroeira do Brasil.

SMM/PDF // PDF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.