Douro dá pedras de xisto e cepas que artesã aproveita para criar peças de arte

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, Vila Real, 15 dez (Lusa) -- Nos socalcos durienses, Natalie Monteiro descobriu a matéria-prima, como pedras de xisto, vides e cepas, que agora usa para criar diversas peças de arte que permitem que os turistas levem "no bolso" um pouco do Douro.

Natalie Monteiro, 32 anos e residente em Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, estava desempregada quando encontrou na natureza a inspiração parar criar.

Começou por dar alguns passeios pelos caminhos que a levaram à vinha e foi aí que as pedras de xisto lhe chamaram à atenção.

"Comecei a pegar nelas, a trazê-las para casa e a construir as peças", afirma à agência Lusa.

Aos poucos foi pintando as pedras, fazendo crachás para pôr ao peito, ímanes para os frigoríficos, suportes de canetas, relógios. Depois, foi juntando as vides e as cepas das videiras, já cortadas, criando candeeiros ou jarras.

O outono trouxe-lhe o colorido das folhas e os ouriços dos castanheiros que está também a usar para fazer algumas peças decorativas. E, a poucos dias do Natal, Natalie trabalha agora em enfeites para esta quadra.

"Quero aproveitar todos os recursos que há na região do Douro, que é onde eu cresci e onde vivo. Quero aproveitar ao máximo os recursos que aqui existem, aproveitar ao máximo o que o Douro nos dá", salienta.

E é um pouco desse Douro que a artesã quer que os visitantes levem para as suas casas.

"Ao comprarem estas peças podem levar um pouco do Douro no bolso", frisa.

Ao artesanato junta ainda a paixão pela fotografia e é com as imagens que capta nesta região que cobre os blocos de notas que foi desenvolvendo.

Natalie Monteiro é formada em Informática de Gestão e Teatro e Artes Performativas e o artesanato surgiu na sua vida numa altura em que ficou desempregada.

"Fui fazendo e mostrando aos meus amigos e foi crescendo. Comecei a perceber que se podia tornar numa área de trabalho e na qual eu me sentia realizada", salienta.

Criou a SentArte, a marca com que vende as peças, preparando agora a abertura de um ateliê na cidade de Peso da Régua, onde vai trabalhar e ter à venda a sua arte.

O objetivo é divulgar o Douro, mas também tornar a atividade rentável. "Por isso é que preciso do ateliê, porque há pedidos e preciso de fazer essa produção para poder dinamizar o negócio. Quero trabalhar a tempo inteiro nisto", afirmou.

Para já, Natalie usa as redes sociais para divulgar o seu trabalho e vai participando em feiras e eventos.

No verão marcou presença no evento desportivo Réccua Douro Ultra Trail, fazendo os troféus de cepas que a organização ofereceu aos premiados, um evento que diz que lhe trouxe "mais visibilidade".

"A natureza e o Douro fizeram-me sentir esta vontade. Desde sempre senti que era mais alguma coisa que eu queria e precisava para poder utilizar a minha criatividade. Foi sempre essa a minha necessidade", frisou.

Para este Natal, a artesã firmou uma parceria com a empresa Miminhos do Paraíso, também de Santa Marta de Penaguião, para fazer cabazes que juntam as suas peças aos sabores do Douro, através de compotas, fruta desidratada ou biscoitos.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.